Frenagem I 1


Frenagem I

Quem acompanha a moto GP pode observar através das câmeras montadas nas motocicletas e de mostradores da telemetria mostrados na tela da TV, como os pilotos freiam. Freiam forte com o freio dianteiro, e aliviam a pressão no manete, mas não tudo, quando começam a tomada da curva, e aliviam totalmente o manete próximo da tangente (Apex). Dependendo do ângulo da curva seguem freando mais perto ou mais distante da tangente. Isto traz dois benefícios. Como não se aliviou totalmente o manete do freio, a moto está com a suspensão dianteira comprimida o que diminui o ângulo do rake deixando ela mais ágil, mais fácil de iniciar a curva. O outro benefício é que o piloto quase não fica com o acelerador cortado e sem frear. Com isso o tempo de volta melhora. Dá para praticar na estrada, não precisa estar em alta velocidade. Escolha curvas com asfalto em ótimo estado e comece aliviando bastante a pressão do manete para não tomar nenhum susto, a medida que sentir confiança mantenha mais pressão no manete. Nunca aumente a pressão do manete quando a motocicleta já estiver inclinada. Se você pressionar o manete do freio no meio da curva, a moto tende a ficar na vertical e sair reto na curva (clique no ícone Cérebro e leia a matéria pânico em curvas).Veja os dois filmes, o meu ensinsndo a praticar na estrada, e o segundo a telemetria da Moto GP comprovando como oa pilotos freiam.


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Um pensamento em “Frenagem I

  • Jean Marc

    Frenagem é muito treino, e uma dica também é sempre frear e controlar o acelerador de forma a não permitir oscilações bruscas nos movimentos de suspensão e não deixando as próximos de seus limites. Li em um artigo que o campeão Freddie Spencer ensinava em fazer a transição entre desacelerar e frear, e em que alguns momentos os dois estavam aplicados simultaneamente.