Viajando com Garupa 1


Viajando com garupa

Viajar com garupa é bem diferente de viajar só, é mais complexo do que parece. Uma viagem agradável e segura depende de certas atitudes e procedimentos que vão fazer toda a diferença.
O peso extra do garupa não só é muito significativo como fica deslocado atrás transferindo o centro de gravidade para trás também, o que afeta a dirigibilidade da motocicleta em vários sentidos. A frente fica leve, e tanto as acelerações como as frenagens são mais lentas exigindo maior atenção nas ultrapassagens e nas reduções de velocidade.
Há três fatores importantes que se deve levar em conta para amenizar o efeito garupa, um é o acerto da motocicleta (suspensões, pressão dos pneus, distribuição da bagagem), outro é a maneira de pilotagem e por fim, a comodidade.

Acerto da motocicleta

O ajuste das suspensões deve ser alterado, é preciso aumentar a pré-carga da mola traseira e dianteira para suportar o aumento de peso e endurecer as válvulas de compressão e retorno. Feito isto a motocicleta vai estar mais equilibrada, a frente não vai ficar tão leve nas acelerações e nem vai afundar tanto nas freadas. Contornar curvas e passar sobre irregularidades do asfalto vai ser bem mais seguro. A pressão correta dos pneus também é importante, calibrar de acordo com o recomendado no manual do proprietário.
A distribuição correta da bagagem contribui no equilíbrio geral. Usar mala de tanque ajuda muito na distribuição de peso, acomodar os utensílios mais pesados nela, depois nas malas laterais baixando o centro de gravidade e por último colocar os utensílios mais leves no top case.

Pilotagem

É preciso ser conservador nas ultrapassagens, nas curvas e nas frenagens, lembrando que o tempo de resposta é mais lento.
Pilotar suavemente é regra em qualquer situação.
O freio traseiro deve ser usado com um pouco mais de intensidade, contribui na diminuição do espaço de frenagem e não deixa a frente afundar tanto, resultando maior conforto para o garupa que não é jogado à frente e as vezes acaba batendo capacete com capacete, o que é desagradável.
O papel do garupa é importante, tem que ser neutro no posicionamento sem forçar o corpo para dentro ou fora da curva. No caso de uma pilotagem mais esportiva em estradas sinuosas por exemplo, quanto mais perto o garupa estiver do piloto melhor.
Comodidade
Usar intercomunicador ajuda muito, diria que é imprescindível, estando conectado facilita o diálogo, não é preciso parar a motocicleta toda vez que for preciso se comunicar, além disso deixa o garupa mais tranquilo e confiante e o piloto também.


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Um pensamento em “Viajando com Garupa

  • Soraia Mello

    Adorei esta dica das malas de tanque. Embora viajemos numa Road Glide Ultra, não sei como seria.
    Sou uma garupa convicta e acredito q uma boa garupa :) Acho importante deixar registrado que o mais importante é confia no seu piloto, ser tranquila, atenta à estrada e particularmente, eu acho importantíssimo não dormir, embora conheça muitas garupas que dormem rsrs … Assim como, ouço muitas reclamarem de dor no corpo (lombar principalmente) e cansaço da viagem, acho que a falta de interesse pela estrada, ser pega desprevenida num redutor, buraco, etc … é a maior razão disso. Eu viajo na garupa até 1.100 km, fico cansada, ok, mas não tenho dores. Além disso um susto da garupa pode desestabilizar a moto. É isso! Obrigada pelas dicas