Equilíbrio
Algum tempo atrás fiz o curso de pilotagem no fora de estrada da BMW Brasil. Neste curso tivemos que fazer vários exercícios de equilíbrio em cima da motocicleta. Estes exercícios são muito úteis não só para o fora de estrada, mas também para pista de velocidade, estrada, e no dia a dia nas ruas.
No filme mostro um pouco dos exercícios ministrados no curso e também acrescento alguns que considero importante para apurar o equilíbrio e os reflexos. Um dos exercícios que acrescentei é o de pilotar com a mão esquerda no acelerador. Isto ajuda como outros exercícios a convivência com o sentido contrário, com estes treinamentos você vai fazer melhor um U-Turn, vai olhar para trás sem perder o equilíbrio e ajudar nas manobras apertadas no trânsito. Tenho um amigo o Luciano Julião que é expert em pilotar com a mão esquerda no acelerador, com certeza essa habilidade foi melhorada pelo fato de ele praticar aeromodelismo (quando o avião vem de frente os comandos se invertem, certo?). Lembro que na década de 90 tínhamos uma turma de casais e viajávamos bastante. Na época não existia câmeras Gopro, etc. O Luciano pilotava a motocicleta com a mão esquerda e com a direita segurando uma câmera super 8, ia filmando com a maior naturalidade. Motociclismo não é força, é equilíbrio, e suavidade. Praticando estes exercícios você acaba pilotando com mais naturalidade, não perde o equilíbrio nas paradas e nas saídas de semáforo e ou pedágio por exemplo.
Quem anda de motocicleta no dia a dia se depara sempre com alguém de motocicleta arrancando no sinal totalmente desequilibrado. Muitas vezes a pessoa sabe pilotar mas acaba dando uma bobeada. No filme o motociclista que estava na minha frente em Nurburgring deu uma pequena desequilibrada por frear forte demais na cancela. Repare que o piloto a esquerda parou na cancela perder o equilíbrio.