Ducati Panigale 1199 S 6


Ducati 1199 Panigale S

Fazia muitos anos que não pilotava uma Ducati. A Panigale 1199 S além de linda é uma verdadeira SBK com farol, pisca e espelho. Nasceu para a pista. Para uma pessoa de um metro e noventa, achar que existe uma motocicleta super esportiva confortável é só um sonho, mas acreditem, sentei bem na Ducati, as pedaleiras não são tão recuadas e os semi guidões estão numa posição agradável. Logo reparei que as pernas não abraçam o tanque mas sim o quadro. O fato do modelo S vir com suspenções Hollings com regulagem eletrônica, faz toda a diferença. Como se pode ver no filme, as regulagens são muitas, e faz com que você ganhe um tempo grande tentando achar o set up ideal para andar nas nossas pobres estradas ou na pista. Como nosso pavimento é ruim, dificilmente a regulagem padrão das motocicletas se adapta aqui. Portanto com a regulagem eletrônica fica mais fácil achar uma boa regulagem, você não precisa parar a cada momento pegar ferramentas e fazer as mudanças. Além de todas as regulagens possíveis comentadas no filme, ainda é possível mecanicamente alterar a altura da balança traseira, mudando assim o ângulo do Rake.

Na estrada: é muito bom pilotá-la na estrada, principalmente em estradas de montanha com asfalto bom. É ágil, acelera muito e com o Power shift as mudanças para cima sem usar a embreagem são rapidíssimas (ela não reduz as marchas sem usar a embreagem), é pura adrenalina. O câmbio é macio e preciso. A temperatura do motor nestas condições é baixa, menos de oitenta graus centígrados, não levando calor para o corpo do piloto. A proteção de vento, como todas as esportivas, só se ficar bem carenado. Nas ondulações das nossas estradas, não gostei da regulagem padrão das suspenções, a motocicleta balançava muito em curvas com ondulações. Achei um set up interessante (os donos da Panigale S podem experimentar e fazer comentário) eu coloquei:
Front Compression – 15
Front Rebound – 20

Rear Compression. – 6
Rear Rebound. – 13

Acho que dá para melhorar este set up. Não tive muito tempo para tentar outras alternativas, mas me senti bem mais à vontade com a moto mais firme e colada no asfalto.

Na cidade: não é a praia dela, apesar de ágil, a má qualidade da pavimentação de São Paulo judia muito pela dureza das suspensões e pelo calor que o motor envia ao piloto principalmente nas nádegas e partes interna das coxas. Mesmo usando o modo Wet que recomendo para uso na cidade, fica desconfortável. E por ser linda chama muita atenção, ficam olhando e tirando fotos.

Pista: ???? Deve ser uma maravilha! Precisamos ter mais pistas, não só para poder treinar e fazer testes, mas para acabar com os raxas nas estradas.
Espero conseguir logo experimentá-la na pista.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “Ducati Panigale 1199 S

  • Ricardo

    Marcos, legal o filme e os comentários. Nunca pilotei uma moto esportiva assim. São como as nakeds ?
    De qq forma, não entendi uma coisa : as mudanças de marcha para cima não precisa de embreagem e para baixo precisa ? Não é igual as que costumamos andar que dá para muda-las “no tempo “( e ouvido ) ????
    abs
    Ricardo Rocha

    • Marcos Pedroso Autor do post

      Oi Ricardo!
      Essas motos sào bem mais radicais que as naked, são boas para pista e estradas bem pavimentadas. No trânsito ou andando de vagar cança, vc fica apoiado nos braços mesmo usando o abdomem. É como trocar a cela de salto da Carol por uma de corrida.
      Mudar de marcha no tempo vc precisa cortar a aceleração. Este equipamento, você mantem o acelerador no máximo e vai trocando marchas para cima. Em algumas BMW você pode trocar para cima e para baixo, é só cortar a aceleração e reduzir a marcha, a eletrônica acerta o giro do motor. Leia a matéria da RT e do shift assistant.abs

        • Marcos Pedroso Autor do post

          Guto bom dia.
          Muito obrigado! É muito mportante a sua opinião. Pode perguntar e criticar a vontade.
          Não escrevo sobre trilha porque estou fora a mais de 20 anos e não estou a para das evoluções tecnicas das motos e polotos. Caso vc queira colocar alguma matéria me diga.
          Abs