BMW K 1600 GT vs BMWR 1200 RT


BMW K 1600 GT * BMW R 1200 RT

Duas motocicletas com o mesmo propósito mas com algumas características bem diferentes.
K 1600 GT
Tem um motor de seis cilindros sensacional, muito potente, um torque absurdo. Eu não guiava uma motocicleta com seis cilindros em linha desde a famosa Honda CBX 1000.
Ela é fácil de se pilotar e é estável em curvas, freia muito bem e a posição do piloto é ótima, como toda BMW. As malas laterais, o top case e se quiser a mala de tanque fornecem espaço suficiente para piloto e garupa colocarem toda a bagagem necessária. O centro de gravidade não é tão baixo se comparado com o da RT, com seus 332 quilos com tanque cheio, é preciso tomar cuidado.
No dia a dia ela vai bem, o motor transmite muito pouco calor ao piloto e ainda conta com dois defletores de ar que quando abertos enviam o vento em direção ao corpo, muito agradável em dias quentes. As suspensões sentem um pouco o nosso péssimo pavimento. Na estrada, seu habitat natural, ela vai muito bem, tanto em curvas de alta como de baixa. Lógico que respeitado o tamanho e peso. A proteção de vento é muito boa (o para-brisa tem regulagem de altura eletricamente), soma-se a isto os faróis que além de poderem ser regulados para mão esquerda ou direita, acompanham a direção da curva.
O ESA (leia detalhes na matéria da K 1600 GT) funciona muito bem, é muito prático, com exceção da pré-carga da mola, pode-se alterar as regulagens em movimento.

BMW R 1200 RT
A nova RT apesar de parecida com a anterior é totalmente nova. Tudo é melhor sem perder as características. O novo motor LC, o mesmo da GS 1200, é bem mais potente que o anterior, agora são 125HP contra os 110HP do modelo anterior. Tudo é novo nesta moto apesar de manter o mesmo estilo. O eixo cardã é do lado oposto da anterior, agora tem radiadores para refrigeração líquida (a refrigeração líquida é só nas partes que aquecem mais, como os cilindros, mantendo refrigeração a ar para as outras partes). Desta maneira usa-se menos líquido e radiadores menores, aumentando em apenas seis quilos o peso do conjunto motriz. A Nova RT tem a opção do shift assistant que permite mudar as marchas para cima e para baixo sem o uso da embreagem. Um recurso muito bem vindo, além de ser um prazer no uso esportivo, contribui nas ultrapassagens, e nas reduções ele acerta o giro eletronicamente, muito agradável. No modelo top, o ESA é totalmente customizável (leia a matéria da R 1200 RT), tornando um prazer de pilotá-la, tanto em viagens com garupa, quanto numa tocada esportiva em estradas de montanha. A RT tem um conjunto muito equilibrado, superior ao da GT 1600. O centro de gravidade mais baixo e os cinquenta e oito quilos mais leve fazem a diferença, e ela aceita melhor as irregularidades do asfalto.
O acabamento é muito bom, as partes plásticas não fazem barulho, e como na GT o para-brisas é ajustável eletricamente, faz com que se tenha uma ótima proteção de vento em qualquer situação.
Esperemos que esta fabulosa estradeira volte logo a ser vendida novamente no Brasil.

Conclusão: são duas motocicletas top na categoria, apesar da sinfonia e potência do motor seis cilindros da GT, a RT tem um conjunto mais equilibrado, é mais ágil e aqui no Brasil se adapta melhor as nossas estradas e ruas. Aqui as concorrentes são a Kawazaki Concours e da Triumph Trophy SE.

BMW K 1600 GT

Engine
Type Oil-/watercooled 4-stroke in-line 6-cylinder engine, two overhead camshafts, four valves per cylinder
Bore x stroke 72 mm x 67,5 mm
Capacity 1.649 cc
Rated output 118 kw at 7.750 rpm
Max. torque 175 Nm at 5.250 rpm
Compression ratio 12,2 : 1
Mixture control / engine management Electronic intake pipe injection, digital engine management (BMS-X)
Emission control Closed-loop 3-way catalytic converter, emission standard EU-3
Performance / fuel consumption
Maximum speed Over 200 km/h
Fuel consumption per 100 km at constant 90 km/h 4.5 l
Fuel consumption per 100 km at constant 120 km/h 5.7 l
Fuel type Unleaded super, octane number 95 (RON)
Electrical system
Alternator three-phase alternator 580 W
Battery 12 V / 19 Ah, maintenance-free
Power transmission
Clutch Multiple-disc clutch in oil bath
Gearbox 6-speed, helical, gearbox
Drive Cardan shaft
Chassis / brakes
Frame Bridge-type frame, cast aluminium, load-bearing engine
Front wheel location / suspension BMW Motorrad Duolever; central spring strut
Rear wheel location / suspension BMW Motorrad Paralever
Suspension travel front / rear 125mm /135 mm
Wheelbase 1,680 mm
Castor 108.4 mm
Steering head angle 62.2°
Wheels Cast aluminium wheels
Rim, front 3,50 x 17″
Rim, rear 6.00 x 17″
Tyres, front 120/70 ZR 17
Tyres, rear 190/55 ZR 17
Brake, front Dual disc brake, diameter 320 mm, 4-piston fixed calipers
Brake, rear Single disc brake, diameter 320 mm, double-piston caliper
ABS Standard
Dimensions / weights
Length 2,324 mm
Width (incl. mirrors) 1,000 mm
Height (excl. mirrors) 1,440 mm
Seat height, unladen weight 810/830 mm (with motorcycles accessories or –equipment variable heights available between 750 mm and 780/800 mm)
Inner leg curve, unladen weight 1830/1870 mm (with motorcycles accessories or –equipment variable heights available between 1720 mm and 1775/1810 mm)
Unladen weight, road ready, fully fuelled 1) 332 kg
Dry weight 2) 306 kg
Permitted total weight 540 kg
Payload (with standard equipment) 208 kg
Usable tank volume 24 l
Reserve 4,0 l
Technical data relate to the unladen weight (DIN)
1) According to guideline 93/93/EWG with all fluids, fuelled with at least 90% of usable tank volume, (with panniers)
2) Unladen weight without fluids (GT without panniers)

BMW R 1200 RT

Engine
Type Air/liquid-cooled four stroke flat twin engine, double overhead camshaft, one balance shaft
Bore x stroke 101 mm x 73 mm
Capacity 1,170 cc
Rated output 92 kW (125 hp) at 7,750 rpm
Max. torque 125 Nm at 6,500 rpm
Compression ratio 12.5 : 1
Mixture control / engine management Electronic intake pipe injection
Emission control Closed-loop 3-way catalytic converter, emission standard EU-3
Performance / fuel consumption
Maximum speed over 200 km/h
Fuel consumption per 100 km at constant 90 km/h 3.9 l
Fuel consumption per 100 km at constant 120 km/h 5.3 l
Fuel type Unleaded super, octane number 95 (RON)
Electrical system
Alternator three-phase alternator 540 W
Battery 12 V / 16 Ah, maintenance-free
Power transmission
Clutch oil lubricated clutch, hydraulically operated
Gearbox Constant mesh 6-speed gearbox with helical gear teeth
Drive Shaft drive
Chassis / brakes
Frame Two-section frame consisting of front and rear sections, load-bearing engine-gearbox unit
Front wheel location / suspension BMW Motorrad Telelever; stanchion diameter 37 mm, central spring strut
Rear wheel location / suspension Cast aluminium single-sided swing arm with BMW Motorrad Paralever; WAD strut (travel-related damping), spring pre-load hydraulically adjustable (continuously variable) at handwheel, rebound damping adjustable
Suspension travel front / rear 120 mm / 136 mm
Wheelbase 1,485 mm
Castor 116 mm
Steering head angle 63.6°
Wheels Cast aluminium wheels
Rim, front 3.50 x 17″
Rim, rear 5,50 x 17″
Tyres, front 120/70 ZR 17
Tyres, rear 180/55 ZR 17
Brake, front Dual disc brake, floating brake discs, diameter 320 mm, four-piston fixed calipers
Brake, rear Single disc brake, diameter 276 mm, double-piston floating caliper
ABS BMW Motorrad Integral ABS (part-integral)
Dimensions / weights
Length 2,222 mm
Width (incl. mirrors) 982.8 mm (incl. panniers: 984.5 mm)
Height (excl. mirrors) 1,415.6 mm
Seat height, unladen weight 805 / 825 mm (high seat*: 830 / 850 mm; low seat*: 760 / 780 mm) *OE
Inner leg curve, unladen weight 1.810 / 1.850 mm (high seat*: 1875 / 1915 mm; low seat*: 1.740 / 1.780 mm) *OE
Unladen weight, road ready, fully fuelled 1) 274 kg
Dry weight
Permitted total weight 495 kg
Payload (with standard equipment) 221 kg
Usable tank volume 25 l
Reserve approx. 4 l
Technical data relate to the unladen weight (DIN)
1) According to Directive 93/93/EEC with all fluids, fuelled to at least

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