Geometria da Motocicleta
Quando se freia, acelera e inclina a motocicleta para fazer uma curva, a geometria muda bastante. Numa freada as motocicletas sofrem uma série de alterações na geometria, existe uma série ampla de medições, mas as principais são: ângulo do Rake, do trail e do weelbase (distância entre eixos). Motocicletas com suspensões dianteira telescópica sofrem redução do ângulo do rake, do trail e do weelbase. Por isso quando entramos freando numa curva a motocicleta tende a entrar melhor na curva (veja matéria frenagem).
No caso das suspensões telelever, que equipa algumas BMW, como a GS 1200, a reação é um pouco diferente, ao se frear o ângulo do rake aumenta mas menos que que quando se passa numa lombada por exemplo sem frear, a força que atua quando se freia com o dianteiro dificulta um pouco a compressão, mas mesmo assim o weelbase diminui porque na freada o ângulo da balança fecha (veja filme).
Eu, na estrada não consegui notar a diferença entre os dois tipos de suspensões, achei que apesar de a telescópica afundar mais ambas a entrada na curva fica mais fácil. Para fazer uma comparação mais precisa o correto seria ir para a pista com duas motocicletas idênticas uma com suspensão telescópica e outra com telelever.
Não é fácil de entender.
Olha bem fixo no filme e veja que a suspensão telescópica quando é comprimida se aproxima do motor (fecha o angulo do rake) e a telelever ocorre o contrário, se distancia do motor (abre o angulo do rake)
Concordo com o Annibal. Depois de rever o filme dá para perceber a diferença. Acho que faltou dizer qual a influência do angulo de rake na construção e no comportamento de uma motocicleta. A partir daí a frenagem sofrerá em maior ou menor grau as consequências dessa geometria inicial, como está na matéria. Correto?
abs
Como escrevi, são várias medidas que alteram o comportamento da motocicleta. O angulo do Reke quanto mais fechado torna a motocicleta mais ágil. Algumas Motocicletas Ducati permitem a refulagem do anfulo do Rake na mesa do guidão. Mais fachado melhora em curvas de média e baixa, mais aberto melhora em curvas de alta (a moto fica mais estável).
As motocicletas de corrida tem o angulo de Rake bem fechado, já as custom tem angulo bem aberto (são estáveis em reta).