BMW F 800 GS Adventure
Completando a linha das BMW F 800 GS, experimentamos agora o modelo Adventure. As principais diferenças entre os dois outros modelos testados são o tanque de 24 litros, faróis auxiliares, para brisa mais alto, pedaleiras próprias para o off Road, sendo que sobre os cravos tem uma borracha macia, que quando se pilota sentado, os pés ficam apoiados apenas na borracha, quando se pilota de pé, o aumento do peso sobre as pedaleiras faz com que a borracha ceda e os pés se apoiam nos cravos (muito bom). A motocicleta já vem equipada com suporte para malas, cavalete central (que raspa no asfalto quando pilotada de maneira mais esportiva), e o banco conforto. A BMW não fala mas achei as suspensões dianteira com calibragem mais dura que as outras (não tem regulagem), afundavam menos nas freadas por exemplo, provavelmente esta calibragem foi feita em razão do maior peso da moto e de ser própria para longas viagens, com bagagem e até garupa. A suspensão traseira a regulagem do damping e da pré-carga da mola é manual.
Estrada
Nas estradas de montanha ela contorna as curvas com muita agilidade (as suspensões dianteira mais duras, contribuíram favoravelmente) e se você não alivia o freio dianteiro totalmente na tomada da curva ela entra com muita facilidade aumentando o prazer numa tocada mais esportiva. A velocidade de cruzeiro de aproximadamente 130km/h a 5200 rpm é superior a velocidade permitida nas nossas rodovias, e é só acelerar que ela chega aos 200Km/h com certa facilidade (a fábrica diz que a velocidade máxima real é de 193 Km/h), muito rápida para este tipo de motocicleta. O para-brisa alto, o banco conforto e a baixa vibração do motor garantem longas viagens sem se cansar! O consumo médio mesmo em ritmo de teste foi da ordem de 16km,
O que nestas condições corresponde a uma autonomia de 384 Km.
Fora de estrada
A motocicleta estava equipada com pneus de asfalto, mas se mostrou muito boa na terra, a roda dianteira com aro de vinte e uma polegadas, o baixo peso, a boa calibragem das suspensões e a geometria adequada torna fácil a pilotagem, ela atravessa bem os terrenos esburacados e não dá susto quando se pega areia mais fofa. Agora vem uma parte muito importante que são os modos de condução. Ela tem dois modos, o Road e o Enduro. Estes modos atuam no ABS e no DCT (controle de tração). É nítida a diferença entre os dois no fora de estrada. No modo Road o ABS atua muito cedo dificultando a frenagem pois não deixa a roda travar e em algumas situações não dá para reduzir para a velocidade desejada, com o DTC acontece o mesmo, ele atua muito cedo e qualquer acelerada um pouco mais forte ele corta o motor. Ao passar para o modo Enduro o ABS e o DCT atuam mais tarde permitindo uma freada e uma aceleração mais forte, dá até para escorregar um pouco antes do motor cortar. E para uma trilha radical pode-se desligar ambos.
Cidade
Muito ágil, esterça bastante e a altura do guidão permite passar por cima dos espelhos retrovisores da maioria dos veículos.
Conclusão
Uma ótima opção para quem quer ter uma motocicleta que vai bem em diversos tipos de pavimento e ainda quer ter conforto e autonomia para viagens.
Sugestão de regulagem da suspensão traseira, apenas com piloto.
Pré-carga da mola: 10 dez voltas partindo do zero.
Damping: 1 volta e 1/4 no sentido ante horário, partindo da posição mais dura.
Fixa técnica
Motor
Tipo Bicilíndrico a 4 tempos
Refrigeração líquida
4 válvulas por cilindro
Diâmetro / curso 82 mm x 75.6 mm
Cilindrada 798 cc
Potência máxima 85 hp / 7.500 rpm
Torque máximo (Nm)/RPM 83 Nm a 5.750 rpm
Taxa de compressão 12.0 : 1
Preparação do combustível / gestão do motor Injeção eletrônica de combustível
Sistema equipado com módulo + BMS-K
Catalisador 3 vias com sonda Lambda
(Norma de gases EU-3)
Desempenho / Consumo de Combustível
Velocidade máxima 193 km/h
Consumo (90 km/h) –
Consumo (120 km/h) –
Combustível –
Alternador / Autonomia
Alternador / Autonomia 400 W / ~ 305 km
Bateria 12 V / 14 Ah, livre de manutenção
Transmissão
Embreagem Multidisco em banho de óleo com função antideslizante operada mecanicamente
Câmbio 6 marchas
Transmissão –
Ciclística / freios
Quadro Quadro de aço tubular equipado com rolamentos de contato angular.
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido de 43 mm de diâmetro.
Suspensão traseira Balança traseira de alumínio com amortecedor centralizado.
Curso da suspensão dianteira / traseira 230 mm / 215 mm
Distância entre eixos 1,578 mm
Trail 117 mm
Ângulo da coluna de direção 64°
Rodas Raiadas
Roda dianteira 2.15 x 21″
Roda traseira 4.25 x 17″
Pneu dianteiro 90/90 – 21 54V
Pneu traseiro 150/70 – 17 69V
Freio dianteiro Disco duplo flutuante de 300 mm com pinça flutuante de 2 pistões.
Freio traseiro Disco simples de 265 mm com pinça flutuante de 1 pistão
ABS BMW Motorrad ABS (pode ser desligado)
Dimensões / pesos
Comprimento (mm) 2.305 mm
Largura (mm) 925 mm
Altura (mm) 1.450 mm
Altura do banco (mm) 890 mm
Curvatura das Pernas 1.960 mm
Peso em ordem de marcha 1) 229 kg
Peso total permitido 454 kg
Carga útil (com equipamento de série) 225 kg
Capacidade do tanque de combustível 24l
Reserva 4 litros
Os dados técnicos referem-se ao peso sem carga (DIN)
1) De acordo com as normas 93/93/EWG com todos os meios de funcionamento e o depósito cheio com, pelo menos, 90% da sua capacidade útil.