BMW S1000 RR; S1000 R; S1000 XR 8


BMW S1000RR, S1000R e
S1000XR com shift assistant

Uma dica para os proprietários. Estas motocicletas como todas as esportivas ou derivadas de esportivas, o acionamento da embreagem é por cabo. No caso destas BMW, para o bom funcionamento do shift assistant a embreagem não pode estar com a regulagem muito baixa pelo fato que existe um dispositivo que desliga o shift quando a embreagem é acionada. Se ela estiver muito baixa (gosto de embreagem mais baixa) fica uma folga no manete de forma que um simples toque (quem está acostumado a pilotar com um dedo no manete por exemplo, como eu que sou da geração dos motores dois tempos) pode desativar o shift. Como meu shift não estava funcionando direito fui conversar com o mecânico Josivan da revenda Caltabiano em São Paulo, e ele matou a charada, daí foi só regular a embreagem um pouco mais alta para ter o problema solucionado. Ele me falou que em alta velocidade se o manete estiver com muita folga até o vento pode empurrá-lo e desativar o shift. Está aqui uma boa dica.


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8 pensamentos em “BMW S1000 RR; S1000 R; S1000 XR

  • Marcello Vieira Linhares

    poderia explicar melhor , sinto que as vezes o shift de minha S1000RR 2016, não funciona bem, em outros momentos funciona! costumo ate pisar no pedal de embreagem o mais próximo do chassi, parece que facilita a troca, principalmente nas reduções ! gosto também de pilotar com um dedo no manete de freio e embreagem .

    • Marcos Pedroso Autor do post

      Marcello, o sensor do shift fica no manete da embreagem, se o cabo estiver com folga pode acontecer de o shift não funcionar direito, se o manete recuar com o vento por causa da folga por exemplo, o shift não vai funcionar. De uma verificada na folga do cabo.

      • Marcos Pedroso Autor do post

        Um dos sensores do shift fica embaixo do manete da embreagem, se ele estiver com folga, o vento pode empurrar o manete para traz desligando o sensor.

        • Marcos Pedroso Autor do post

          E é bom lembrar que o shift foi feito para motos de corrida para que as mudanças de marcha sejam mais rápidas, portanto para ele funcionar corretamente vc tem que estar em aceleração quando mudar as marchas para cima e com o acelerador completamente fechado para reduzir as marchas.

      • Leandro

        A minha 2017 com 4mil km apresentou o mesmo problema quando reinstalei o manete original. Em alta velocidade e rotação acima de 12.000 o quick não funcionava. Além da folga no cabo, a “latinha” do interruptor do quick estava torta devido a instalação de um manete esportivo. Com um alicate bico fino, endireitei a lamina de metal que aciona o interruptor e o quick voltou a ficar 100%. O interruptor é realmente muito sensível. Cuidado para não enforcar a embreagem.

  • Geraldo Emiliano Jr

    Ola Marcos, tudo bem.

    Deixa aproveitar seu post para fazer uma pergunta do mesmo mecanismo, mas mudando de modelo, um r1250gs adv exc.
    Peguei a moto recentemente e sinto dificuldade de usar o quick. No tempo as marchas entram tranquilo, mas na tocada sem desacelerar não entra. Acbei de ver um video no youtube sobre desligar a bateria e a programação do quick é desativada e o rapaz até ensina a fazer a ativação por aprendizado. procedimento de troca de marcha, espera dez segundos e vai subindo e descendo as marchar. Segundo ele volta. Não tive como testar agora pq esta chovendo. O que vc acha? Nâo vi o manete, mas sei quye tem regulagem de 1 a 4 a folga. Tem uma dica? Abraço.

    • Marcos Pedroso Autor do post

      Geraldo, na GS como a embreagem é hidráulica não tem este problema, pode deixar a regulagem onde achar melhor. Como já comentei o shift é feito para ganhar tempo nas mudanças de marcha, portanto você tem que estar acelerando para mudar para cima e com o acelerador cortado e de preferência freando para reduzir. Se você for mudar em aceleração constante use a embreagem.