Off-Road de Big Trail


Off-road com uma big trail

Andar no fora de estrada com uma big trail exige não só técnica mas cuidados a mais do que ao pilotar uma moto puramente de trilha.
Os fatores óbvios são a diferença de peso, a limitação ao off-road (é uma moto mista e não exclusiva para trilhas) e a conta que vai ter que pagar depois dos tombos.
Se ao entrar na trilha ficar preocupado em não cair, a pilotagem não vai fluir naturalmente, vai ficar tenso e a chance de queda será maior.
Quem pretende andar no fora de estrada com uma big trail, aconselho fazer um curso, fiz o da BMW e gostei muito.
Fazendo uma auto análise do curso cheguei a conclusões interesantes.
Em primeiro lugar pilotei despreocupado e focado no percurso de modo que passei por todos os obstáculos sem grandes dificuldades, pelo simples fato que a moto não era minha e não teria nenhuma conta extra a pagar caso caísse. O percurso era bem diversificado, areia, riacho, barrancos, etc., mas não era de alta velocidade, o que abrevia bem a chance de machucar o piloto e a moto no caso de queda.
Vi moto e piloto rolando barranco a baixo e nada de grave aconteceu, estas motocicletas são projetadas para tombos moderados.
Constatei também que as Big Trail vão além do que eu imaginava possível numa trilha.
Essas constatações são muito importantes na hora de enfiar uma motocicleta deste porte na terra, outra dica é que se for cair não tente salvar a moto, deixa ela cair ou você pode acabar se machucando fazendo um esforço exagerado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *