Honda X-ADV
O Honda X-ADV é um Scooter bem diferente, está mais para motocicleta vestida de Scooter do que um puro Scooter. O motor é na frente como nas motocicletas, o câmbio é de dupla embreagem com seis marchas e a transmissão é por corrente, além disso ele foi concebido para o fora de estrada, tem curso de suspensões longo e pneus para uso misto.
Ao dar a partida, coloco em “D” e acelero suavemente, isto é importante porque a resposta é imediata, acelero e ela vai mudando as marchas suavemente, ao cortar o acelerador, idem, vai reduzindo as marchas e acertando o giro, tudo muito suave, a eletrônica faz tudo.
Existem três modos de condução, Drive “D”, Sport “S”(sendo que o esse tem três níveis), e o modo Manual onde se muda as marchas manualmente através de dois botões no punho esquerdo, um para mudar as marchas para cima e outro para reduzir.
A suspensão dianteira com roda de aro de dezessete polegadas tem ajuste na pré -carga e no retorno, já a suspensão traseira só tem ajuste da pré -carga, e usa roda com aro de quinze polegadas.
Na Cidade
Começamos o teste pelas ruas pessimamente pavimentadas de São Paulo, a coluna vertebral agradece, ela absorve muito bem os buracos graças as suspensões dimensionadas para o fora de estrada. No dia a dia dirigindo no transito a opção de condução ideal é o “D”, ela caminha suave e nem por isso é lenta, pelo contrário, é muito rápida, o motor de 750 c.c. sobra potência, mas se quiser um pouco mais de performance pode-se escolher uma das opções do “S”.
O guidão largo projetado para trilha e os protetores de manete ficam na altura dos espelhos dos automóveis, mas não chega a atrapalhar muito no transito. O para-brisa regulável manualmente contribui para se proteger do vento. Tudo isso torna este Scooter muito confortável. Ela é pesada, 228 quilos a seco, mas o baixo centro de gravidade faz com que este peso passe desapercebido e o ABS contribui para uma freada segura. Ela vem com cavalete lateral e central. Tem o sistema keyless, o painel é completo, com dois trips, consumo médio, relógio de hora, temperatura externa, velocímetro e tacômetro. O compartimento embaixo do banco é reduzido, dá para colocar um capacete e uma pequena capa de chuva. Neste compartimento tem o porta documentos, as ferramentas e uma tomada de 12 volts.
Na Estrada
Na estrada o Honda X-ADV supera expectativas, muito rápido com velocidade cruzeiro perto dos 140Km/h (bem acima do permitido), com muita segurança. Nas estradas sinuosas contornou muito bem as curvas, e aí sim o melhor para uma pilotagem mais esportiva é usar o modo “Manual”, você coloca a marcha certa no momento certo nas diversas situações. Aliás o modo manual é manual até um certo ponto, por exemplo se você estiver em terceira marcha e ir diminuindo a velocidade vai chegar um momento que ele muda para segunda sozinho e assim por diante. Para pilotar corretamente no fora de estrada, existe um acessório muito útil que são as pedaleiras com cravos, você pode pilotar de pé e ter um controle melhor na trilha.
O consumo em ritmo de teste foi de 22,9 Km/l, muito bom.
Conclusão
Por um preço de $52.900,00 é caro, mas quem não quiser abrir mão de ter um Scooter e não se importar em pagar este valor, não há dúvida que vale a pena, principalmente pelas suspensões que absorvem muito bem os buracos da cidade, a capacidade de andar no fora de estrada e nas estradas, e percorrer grandes distâncias com conforto e segurança e emoção.
Ficha técnica
Tudo ótimo incluíndo a matéria. Agora o preço……
Marcos Pedroso, thanks for the article post.Really thank you! Great.