BMW F 750 GS
A nova BMW F 750 GS recém lançada no Brasil é nova em tudo, motor, geometria, localização do tanque de combustível, enfim a base é a mesma da BMW F 850 GS (veja a matéria aqui no Riding Skills), com um pouco menos de potência 77hp contra 80hp e rodas de aro 19″ na dianteira.
A moto testada, cedida pela revenda Caltabiano de São Paulo, com preço sugerido de $44.950 vem sem a tela TFT, sem o cavalete central, mas com protetor de mão.
O painel convencional é completo, trip 1, trip 2, trip A, consumo médio para cada trip e consumo instantâneo, temperatura externa de do motor, o velocímetro é digital e o conta-giros análogo. A suspensão traseira é eletrônica com duas regulagens de retorno, Road e Rain, a pré-carga da mola tem três opções, só piloto, piloto e mala, piloto mala e garupa.
O modo de pilotagem que atua no despejo da aceleração são dois, Road e Dynamic. Conta ainda com Freios ABS e ASC (controle de estabilidade).
A suspensão dianteira não oferece regulagem, mas é bem calibrada e não afunda muito nas freadas.
A moto é muito bem acabada como todas as BMW, os comandos sempre bem localizados, inclusive o cavalete lateral. A altura do banco de
815 mm atende a maioria, mas existem alternativas para diminuir esta medida se for o caso. Ao dar a partida e sair dá a impressão de ser mais leve e menor do que é, o motor responde bem, vibra pouco e sobe de giro rápido.
Na estrada
Na auto estrada mesmo com a pequena bolha que só protege o peito, ela vai muito bem, o motor vibra pouco, dá para manter velocidade média alta, o acelerador responde na hora e os freios são excelentes, o consumo em ritmo de teste foi de 17km/l, nada exemplar mas bom. Nas estradas de pista simples e com bastante curvas esta GS mostra todo seu potencial, é muito ágil, muda fácil de direção e transmite segurança ao piloto, nas ultrapassagens a resposta do acelerador é muito boa principalmente no modo Dynamics. A roda de aro 19″ na dianteira contribui muito para essa dirigibilidade. Ela como toda GS é feita para andar em qualquer terreno, portanto vem de fábrica com pneus de uso misto.
Na rua
No dia a dia ela vai muito bem, é ágil, confortável, passa bem entre os veículos e as suspensões absorvem muito bem as irregularidades do asfalto.
O motor não transmite calor para o piloto o que contribui muito na questão conforto.
Conclusão
A moto surpreende favoravelmente, é ágil, leve, rápida e faz curva como poucas, se tiver uma bolha maior guardada na garagem para viagens mais longas você está muito bem servido.
Há uma gama grande de acessórios que com certeza vai agradar aos mais exigentes.
Ficha técnica
Motor: bi cilíndrico paralelo
Cilindrada: 853 cc
Potência max.: 77 hp a 6.250 rpm
Cambio: 6 velocidades
Transmissão: corrente
Suspensão dianteira: garfo telescópio 41mm curso 151mm
Suspensão traseira: braço duplo de alumínio, amortecedor central, ajustável no retorno e na pré-carga da mola.
Distância entre eixos: 1.559 mm
Freio dianteiro e traseiro: disco ABS
Altura do banco: 815 mm com opção de rebaixamento
Tanque de combustível: 15 l
Peso em ordem de marcha: 224 kg.
Ótima análise da moto, precisa, direta nos pontos pricipais, reflete com fidelidade como ela se comporta tanto na estrada como na cidade. Valeu Marcos!