Shimmy / head shake / steering dumper 1


Shimmy / Head shake / Steering dumper

Ultimamente tenho ouvido muita conversa sobre motocicletas que tem apresentado problemas direcionais, e as pessoas fazendo a maior confusāo sobre o assunto sem saber exatamente do que se trata, ou por falta de conhecimento, ou dando atençāo a informaçōes vindas de pessoas que nāo entendem do assunto. Alguns chegam a falar em vender a motocicleta, outros em colocar amortecedor de direçāo, e por aí vai. O mais impressionante é que a maioria das pessoas que estão preocupadas, nāo tem nenhum problema com suas motocicletas, apenas ouvem dizer que outras pessoas tem problemas. É comum acontecer este tipo de atitude, a pessoa fica insegura e quer resolver o problema de qualquer maneira, e muitas vezes, tomando decisões precipitadas
Entāo vamos por parte:

A- Shimmy, pequena trepidaçåo no guidāo, a uma determinada velocidade, geralmente entre 50 e 70 km/h. Nâo fiz a conta, mas já rodei perto de um milhāo de kilometros os quais considero muito bem rodados, nāo apenas dirigindo, mas sempre querendo aprender, aperfeiçoar e pilotar.
Todas as vezes que tive problema de shimmy foi por causa de pneu. Ou pneu gasto, ou pneu com defeito, ou pneu nāo recomendado pelo fabricante da motocicleta, e até mesmo com pneu recomendado já tive problemas, troquei de marca e resolveu. Já me ocorreu também de o pneu recomendado ter sido substituído por um novo modelo e a motocicleta nâo aceitou bem. Lógico que estou falando de motocicleta em perfeitas condições de conduçāo, rolamentos, balanceamento, etc. . Nāo vou comentar sobre problemas de dirigibilidade, causado por manutençâo inadequada, ou por quebra de algum rolamento, ou por amassar a roda por ter caído num buraco, por exemplo. Portanto, se sua motocicleta estiver com shimmy, a 1a coisa a fazer é verificar os pneus. Nāo vá gastando dinheiro colocando amortecedor de direçâo (steering dumper), porque êle nâo resolve caso de shimmy. Se o shimmy for acentuado e vc tirar as mâos do guidão, daí pode virar head shake.

B- head shake, é quando o guidāo balança violentamente para ambas as direções, chegando até a atingir os batentes. O head shake geralmente ocorre quando se passa a uma velocidade geralmente alta sobre o desnîvel de uma ponte por exemplo, ou sobre uma lombada, ou sobre um caroço no asfalto. Em corridas de estrada, onde os pilotos decolam em alguns trechos, é comum ocorrer o head shake. Numa pista de velocidade, quando o piloto sai muito forte de uma curva, a moto empina e se ao tocar novamente no asfalto o quidāo nāo estiver em linha reta normalmente acontece o head shake, só para citar um exemplo. Quanto mais esportiva for a motocicleta, ou seja quanto mais radical for a sua geometria, maior a tendência de ocorrer head shake. No caso do head shake, o amortecedor de direçāo ajuda, tanto que a maioria das motocicletas espotivas já vem de fábrica com este acessório.

C- steering dumper, amortecedor de direçāo usado para ajudar a evitar problemas direcionais como o head shake. Como já disseanteriormente, hoje em dia muitas motocicletas já saem da fábrica com este acessório, porém existem vários fabricantes de diversos modelos, a maioria vem com regulagem de endurecimento manual e até com regulagem eletroníca. Estes amortecedores podem ser instalados em qualquer motocicleta, básicamente o que muda é seu formato e a forma de instalar na motocicleta.

Resumindo

Amortecedor de direçāo nāo resolve problema de shimmy.
Amortecedor de direçāo ajuda a diminuir ou até anular o head shake, dependendo da situaçâo.
Shimmy é um defeito
Head shake nâo é defeito, é característica. Pode se tornar um dfeito por problemas na motocicleta.


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