Shift assistant
Já publicamos algumas matérias sobre este acessório que hoje é equipamento de série nas principais motos, principalmente as esportivas.
Voltamos aqui com mais essa matéria para esclarecer dúvidas de como usar o shift de maneira correta.
“Shift assistant”,”Quick Shift”, ou outro nome, é um acessório criado a mais de vinte anos, era fabricado por empresas independentes e vendido principalmente para pilotos de moto velocidade, isto porque se ganha tempo nas mudanças de marcha por não usar a embreagem e fazer as mudanças para cima em plena aceleração.
O Shift evoluiu muito até os dias de hoje, agora ele funciona não só nas mudanças de marcha para cima, mas também nas reduções de marcha.
Basicamente funciona da seguinte maneira, o sensor identifica a mudança no câmbio e numa fração de segundo corta a injeção de combustível e ou a ignição (depende do fabricante) nas mudanças de marcha para cima, e nas reduções ainda acerta o giro do motor para a marcha abaixo entrar suave, sem tranco.
Mas para ele funcionar corretamente as mudanças para cima têm que ser efetuadas em aceleração, e as reduções tem que ser feitas com o acelerador cortado e de preferência freando.
Em velocidade constante use a embreagem, não é um câmbio automático é um acessório para, sim dar comodidade, mas principalmente ganhar tempo nas mudanças, no uso em estradas as ultrapassagens são nitidamente mais rápidas e as reduções são suaves, no giro certo.
Nesta matéria demonstramos no filme o shift da BMW R1250 GS, pelo fato que os leitores com mais dúvidas sobre o funcionamento são proprietários deste modelo.
Bom dia, Marco.
Eu mesmo fiz um questionamento sobre o shift assistant na linha R1250GSA, pois o artigo anterior focava nas RR e XR.
Quero dizer que neste post fico muito claro e de fato eu concluo que usava de forma errada e por isso pesava tanto nas trocas.
Muito esclarecedor o post.
Obrigado pela informação e vídeo explicativo.
Grande abraço.
Geraldo/Campinas/SP