BMW R 1250 GS
Sensor de pressão dos pneus
Quem trocou a GS 1200 pela GS 1250 deve ter notado que o controle da pressão dos pneus ficou mais preciso. O sensor é novo e evoluiu.
Olhando a tela de pressão dos pneus (TFT), aparece acima a pressão real do pneu dianteiro e traseiro e abaixo a pressão nominal do pneu dianteiro e traseiro.
Para entender tudo isso que a tela mostra, primeiro vamos falar como funciona a pressão de um pneu, que depende da temperatura externa e do modo de pilotagem.
A calibragem recomendada de um pneu deve ser feita sempre com pneu frio. No limite como exemplo, numa pista de velocidade onde se anda muito rápido, a pressão dos pneus aumenta entre de 4 a 6 psi. Portanto se calibrou o dianteiro com 30 psi e o traseiro com 28 psi, quando parar no boxe a medição vai dar por volta 34/36 e 32/34 psi.
No caso dos sensores da BMW, eles compensam esta variação, e são calibrados considerando uma temperatura externa de 20 graus centígrados
Na tela onde está pressão real, se você calibrou os pneus frios e com uma temperatura externa de 20 graus, e calibrou o dianteiro com36 psi e o traseiro com 38 psi e, vai mostrar a mesma pressão do seu calibrador, ou quase, talvez um psi e pouco a mais ou a menos. A pressão nominal vai ser sempre a mesma, porque é o limite de pressão máxima que a BMW considera, 36,8 psi na dianteira e 42,6 psi na traseira (na maioria dos pneus traseiros de asfalto está escrito pressão máxima 42 psi). Ao sair rodando vai aparecer no painel a diferença entre a pressão nominal e a real caso esta diferença esteja no limite de tolerância aparece uma luz amarela, fora do limite de tolerância luz vermelha. Se por exemplo um pneu furou, à medida que for perdendo pressão quando chegar no limite de tolerância vai aparecer o aviso no painel.
Para demonstrar melhor, calibrei o pneu traseiro com 31,5 psi repare que ao começar a andar o símbolo e o valor aparecem em amarelo e depois ficam vermelho, indicando pneu com pressão baixa. Dei uma esquentada no pneu e quando parei a tela continuava mostrando a mesma temperatura, porém o calibrador mostrou 3 psi a mais, pelo aquecimento (o sensor compensa).
Outro fator importante é que se o pneu estiver com excesso de pressão, você vai perceber ao ler a pressão “real”, mas não vai aparecer nenhuma luz indicativa que o pneu está com a calibragem acima do limite, portanto fique atento, pois pneu com excesso de temperatura além de deformar a banda de rodagem, ele não vai atingir a temperatura correta para que se tenha a melhor aderência.
O importante para entender bem como funciona é que aquela temperatura tanto real como nominal que aparece quando você partiu com a moto com o pneu frio não vai mudar mesmo que esteja pilotando forte numa pista de velocidade. Ou seja, quando os pneus estiveram bem aquecidos não vai aparecer na pressão real 40 e 42 psi. Vai continuar 36 e 38 psi ou muito próximo disso, agora se começar a perder pressão e ficar abaixo do que o sensor compensa, daí vai aparecer uma pressão mais baixa e uma luz irá avisar.
Ou seja, a principal função do sensor é avisar se está perdendo pressão. O que importa é a relação real com nominal, e, não ficar mostrando no painel as alterações da pressão em função do modo de pilotagem e da temperatura externa. Se estiver com excesso de pressão é possível ver no painel, mas não vai ter luz de advertência. No modo Enduro Pro, é possível desligar o aviso de pressão baixa, já que no fora de estrada é aconselhável baixar a pressão dos pneus a níveis bem mais baixos.
Boa tarde, Marcos.
Sou o Geraldo proprietário de uma r1250GSA desde fev/2020. Confesso a vc que me estranhei com esta entrega de valores de pressão na tela TFT. Não contente com isso, comprei um medidor manual de vareta e um manômetro analógico de ponteiro.
Eu consigo chegar nas mesmas pressões com os dois instrumentos, mas no posto da diferença e no sensor da bmw tambem. Nada absurdo ou que coloque-me em situçao de risco. Na segunda revisão eu reclamei disto na concessionaria, mas de nada valeu. Agradeço pelo post e vou considerar agora a tolerância de 1 a 3 libras para mais ou menos. Eu fico tenso com estas coisas.
Abraço,
Não tenho dificuldade de entender essa relação de pressão dita no site, muito boa, porém percebo que ao tentar calibrar no posto, mesmo colocando o valor devido, o medidor da moto mostra uns 4 ou 5 psi a menos do que selecionei no posto, venho sempre compensando isso, e pelo medidor da moto deu certo, mas fico desconfiado, em quem confiar, se no sensor da moto ou na calibragem do posto, estou correto?