Sensor de pressão dos pneus da BMW R 1250 GS 2


BMW R 1250 GS

Sensor de pressão dos pneus

Quem trocou a GS 1200 pela GS 1250 deve ter notado que o controle da pressão dos pneus ficou mais preciso. O sensor é novo e evoluiu.
Olhando a tela de pressão dos pneus (TFT), aparece acima a pressão real do pneu dianteiro e traseiro e abaixo a pressão nominal do pneu dianteiro e traseiro.
Para entender tudo isso que a tela mostra, primeiro vamos falar como funciona a pressão de um pneu, que depende da temperatura externa e do modo de pilotagem.
A calibragem recomendada de um pneu deve ser feita sempre com pneu frio. No limite como exemplo, numa pista de velocidade onde se anda muito rápido, a pressão dos pneus aumenta entre de 4 a 6 psi. Portanto se calibrou o dianteiro com 30 psi e o traseiro com 28 psi, quando parar no boxe a medição vai dar por volta 34/36 e 32/34 psi.
No caso dos sensores da BMW, eles compensam esta variação, e são calibrados considerando uma temperatura externa de 20 graus centígrados
Na tela onde está pressão real, se você calibrou os pneus frios e com uma temperatura externa de 20 graus, e calibrou o dianteiro com36 psi e o traseiro com 38 psi e, vai mostrar a mesma pressão do seu calibrador, ou quase, talvez um psi e pouco a mais ou a menos. A pressão nominal vai ser sempre a mesma, porque é o limite de pressão máxima que a BMW considera, 36,8 psi na dianteira e 42,6 psi na traseira (na maioria dos pneus traseiros de asfalto está escrito pressão máxima 42 psi). Ao sair rodando vai aparecer no painel a diferença entre a pressão nominal e a real caso esta diferença esteja no limite de tolerância aparece uma luz amarela, fora do limite de tolerância luz vermelha. Se por exemplo um pneu furou, à medida que for perdendo pressão quando chegar no limite de tolerância vai aparecer o aviso no painel.
Para demonstrar melhor, calibrei o pneu traseiro com 31,5 psi repare que ao começar a andar o símbolo e o valor aparecem em amarelo e depois ficam vermelho, indicando pneu com pressão baixa. Dei uma esquentada no pneu e quando parei a tela continuava mostrando a mesma temperatura, porém o calibrador mostrou 3 psi a mais, pelo aquecimento (o sensor compensa).
Outro fator importante é que se o pneu estiver com excesso de pressão, você vai perceber ao ler a pressão “real”, mas não vai aparecer nenhuma luz indicativa que o pneu está com a calibragem acima do limite, portanto fique atento, pois pneu com excesso de temperatura além de deformar a banda de rodagem, ele não vai atingir a temperatura correta para que se tenha a melhor aderência.
O importante para entender bem como funciona é que aquela temperatura tanto real como nominal que aparece quando você partiu com a moto com o pneu frio não vai mudar mesmo que esteja pilotando forte numa pista de velocidade. Ou seja, quando os pneus estiveram bem aquecidos não vai aparecer na pressão real 40 e 42 psi. Vai continuar 36 e 38 psi ou muito próximo disso, agora se começar a perder pressão e ficar abaixo do que o sensor compensa, daí vai aparecer uma pressão mais baixa e uma luz irá avisar.
Ou seja, a principal função do sensor é avisar se está perdendo pressão. O que importa é a relação real com nominal, e, não ficar mostrando no painel as alterações da pressão em função do modo de pilotagem e da temperatura externa. Se estiver com excesso de pressão é possível ver no painel, mas não vai ter luz de advertência. No modo Enduro Pro, é possível desligar o aviso de pressão baixa, já que no fora de estrada é aconselhável baixar a pressão dos pneus a níveis bem mais baixos.


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2 pensamentos em “Sensor de pressão dos pneus da BMW R 1250 GS

  • Geraldo Emiliano Junior

    Boa tarde, Marcos.

    Sou o Geraldo proprietário de uma r1250GSA desde fev/2020. Confesso a vc que me estranhei com esta entrega de valores de pressão na tela TFT. Não contente com isso, comprei um medidor manual de vareta e um manômetro analógico de ponteiro.
    Eu consigo chegar nas mesmas pressões com os dois instrumentos, mas no posto da diferença e no sensor da bmw tambem. Nada absurdo ou que coloque-me em situçao de risco. Na segunda revisão eu reclamei disto na concessionaria, mas de nada valeu. Agradeço pelo post e vou considerar agora a tolerância de 1 a 3 libras para mais ou menos. Eu fico tenso com estas coisas.
    Abraço,

  • Fábio Pizetta

    Não tenho dificuldade de entender essa relação de pressão dita no site, muito boa, porém percebo que ao tentar calibrar no posto, mesmo colocando o valor devido, o medidor da moto mostra uns 4 ou 5 psi a menos do que selecionei no posto, venho sempre compensando isso, e pelo medidor da moto deu certo, mas fico desconfiado, em quem confiar, se no sensor da moto ou na calibragem do posto, estou correto?