BMW F 900 R
A BMW F900 R recém lançada no Brasil, além de bonita, vem bem equipada, só não tem a suspensão semi ativa com regulagem eletrônica, de resto é completa, tela TFT, suporte de GPS, freios ABS, controle de tração, shift assistant nos dois sentidos, freios Brembo, três modos de pilotagem, “Rain”,” Road”, “Dynamic Pro”.
A tela TFT tem três layouts, o “Pure Ride”, “Sport 1 “e “Sport 2”.
E ainda tem as páginas de programação. A primeira tela tem as informações que mais utilizamos no dia a dia, na 2a tela tem informação de ângulo de inclinação, força g de aceleração e frenagem, entre outras, e na última tem a tela com marcador de voltas, muito útil quando se pilota em pista.
No modo de pilotagem Dynamic Pro, podemos definir a resposta do acelerador, o nível do controle de tração e o nível do ABS.
O motor quase não vibra para um dois cilindro e tem um ronco muito bonito. Pena que por causa de uma lei esdrúxula aqui no Brasil, ela perdeu 13 HP em relação ao modelo vendido na Europa, com isso encurtaram a relação de marcha, ela continua esperta nas acelerações, mas a velocidade final fica um pouco comprometida, mas chega a 200 Km/ h sem muito esforço. O motor enche a partir de 5000rpm, e abaixo deste giro, a partir da 3a marcha se acelerar forte ela dá uma pequena ajoelhada. A dirigibilidade é ótima, entra bem nas curvas, cópia bem o nosso solo, e freia muito bem. A motocicleta é muito bem acabada como todas as BMW, a suspensão dianteira, garfos telescópios invertidos, não tem regulagem de pré carga da mola e nem das válvulas de compressão e retorno, já a traseira tem regulagem da pré carga da mola e regulagem de retorno do amortecedor.
Por ser naked, ela vai melhor nas ruas, no dia a dia, e nas estradas sinuosas.
O consumo médio em ritmo de teste foi de 17 km/litro, um pouco alto, provavelmente em função da relação de marchas mais curta, com tanque de 13 l, a autonomia fica um pouco acima dos 200 Km.
Conclusão
Moto muito bem acabada, completa em acessórios, muito bonita e fácil de dirigir. Por ser Naked, não vamos falar sobre proteção de vento, mas no resto tem tudo que agrada um piloto, estável, acelera e freia muito bem, e tem um motor que não vibra. Excelente para o dia a dia e viagens curtas, principalmente em estradas sinuosas.
Ficha técnica
Motor: 2 cilindros 895 cm 85 hp
Distância entre eixos: 2140 mm
Peso em ordem de marcha: 211 kg
Tanque de combustível: 13 L