Ducati Streetfighter V4 S


Ducati Streetfighter V4S

A Ducati Streetfighter V4S tem um design maravilhoso, é bonita e bem acabada em todos os detalhes. Como a BMW S 1000 R não está mais sendo vendida no Brasil, a Streetfighter V4S reina sozinha no mercado das Naked. Lógico que tem concorrentes com motores
de 4 cilindros muito potentes, mas nenhuma tem tanta tecnologia embarcada como ela e nem 208 HP de potência. Balança traseira monobraço, bengalas invertidas, rodas marchesini FORGED suspensões Ohlins, freios Brembo. Dentre esta tecnologia, na minha opinião a melhor delas são as suspensões semi ativas com regulagem eletrônica. Isto faz toda diferença porque você vai ajustando a suspensão de acordo com o piso e com a pilotagem sem precisar parar a moto e usar ferramentas, é tudo feito através do painel TFT. Os modos de pilotagem são bem distintos Racing, Sport, Street, e não é difícil para um motociclista experiente encontrar uma boa regulagem para cada situação, apesar das inúmeras opções que vamos comentar a frente.
Eu já tinha pilotado a Streetfighter na pista do Velocitta, lá é bem mais fácil porque o asfalto é perfeito e como estamos numa pista fazendo sempre o mesmo trajeto, em meia dúzia de voltas já dá para começar a entender a moto, na estrada é bem diferente, sai pela marginal e pequei a Bandeirantes, como toda Naked a proteção de vento é pouca, apesar que conseguiram uma proteção razoável até a altura do peito. No siteda Ducati tem um para-brisas como acessório, deve ajudar. As asas que provocam o downforce mantém a frente colada no chão, para saber a verdadeira eficiência teríamos que comparar duas Streetfighter com e sem as asas. Na auto estrada usando o modo Sport, estava tudo muito bom, assim que peguei estradas sinuosas nas curvas de média e alta velocidade, a moto balançava muito, dando uma certa insegurança, mas depois de alguns ajustes nas suspensões tudo mudou, e a pilotagem passou a ser só prazer. É muito importante as suspensões estarem bem ajustadas porque as ondulações no asfalto, geralmente não são visíveis, você só sente quando passa e daí as vezes pode ser tarde.
As estradas com curvas sinuosas, são o Habitat desta Ducati, contornar cada curva é um prazer enorme, e os pneus Pireli Diablo Corsa aderem muito.
O shit assistant atua muito bem tanto para mudar as marchas para cima como para baixo. Os freios Brembo com discos dianteiros de 330mmde diâmetro são ótimos, a Streerfighter é quase uma Panigale sem carenagem com uma posição menos radical, daí é só escolher, posição mais radical com melhor penetração aerodinâmica ou menos radical com menor proteção de vento.
Os ajustes de suspensão e motor são inúmeros, a começar pela compressão e retorno das suspensões, passando pelo dumping nas frenagens (evita dar final de curso na suspensão dianteira numa frenagem muito forte, por exemplo) e até a aderência na metade da curva (apenas no modo Racing),calculado através de algoritmo. O amortecedor de direção é eletrônico com 8 regulagens, ou seja, a motocicleta se adapta a qualquer nível de pilotagem. Apesar de toda a esportividade, ainda se pode parear celular e intercomunicador. O acabamento geral desta Ducati é de primeira, até o banco com tecido acamurçado é muito bonito, mas fácil de manchar.

Na rua
No dia a dia, no modo street, ela vai bem, em dias quentes e no tráfico transmite calor para as pernas, mas nada que seja insuportável, ela esterca pouco, como as super esportivas, mas é questão de se acostumar. Sugestão, usar bastante o freio traseiro nas manobras no trânsito.

Na estrada
As estradas sinuosas são o melhor lugar para aproveitar esta motocicleta, com o mesmo motor de 208HP da Panigale e toda eletrônica embarcada, as curvas passam a ser uma diversão. Na auto estrada, a falta de carenagem faz sentir o efeito do vento.
Conclusão
Se você procura uma motocicleta top de linha nesta categoria, e dá preferência à esportividade, participar de track day, pilotar por estradas sinuosas e ainda usar no dia a dia, sem ser tão radical como uma superbike, com certeza você estará muito bem servido.

Sugestão de regulagem das suspensões para uma pilotagem esportiva em estrada.

Bengalas
• compressão 11
• Retorno 15

Suspensão traseira
• compressão 9
• Retorno. 7
O DPL, DSC, DWC, EBC , e DTC mantive no modo padrão de fábrica (default), assim como a pré-carga da mola traseira.

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