Pilotagem em pista simples (2)
Em estrada de Pista simples, quando se está viajando em grupo existem dois cuidados importantes a serem tomados.
1) Manter uma distância segura do companheiro a frente, aproximadamente vinte metros se o tempo estiver bom. Com neblina ou chuva é bom dobrar a distância. Não se esqueça da matéria “Pilotagem com segurança”, mantenha-se sempre no campo de visão, ou seja, nunca exatamente atrás, o correto é ficar um à direita e outro à esquerda e assim por diante, de forma que o companheiro em linha com você está o dobro da distância mencionada. Aliás não se deve ficar exatamente atrás principalmente de veículos pois você fica sem visão, mantenha-se numa posição mais ‘a esquerda ou mais ‘a direita de forma que possa enxergar o que está mais à frente. É comum ter buracos, tampa de esgoto afundados, e materiais caídos no asfalto, de scooter então o perigo de acidente é muito maior
2) Nas ultrapassagens por vários veículos intercaladamente, em função dos veículos que vem no sentido contrário, após cada ultrapassagem, mantenha a moto bem a direita para dar espaço ao companheiro que vem atrás, se não deixar espaço, ele pode ficar em situação perigosa. Quando ele se posicionar atrás de você, pode-se iniciar a próxima ultrapassagem. Lembre-se que temos que estar sempre atentos aos que vem atrás.
A 120 Km/hora se percorre 33 metros por segundo. Diria que a regra de distancia segura é contar 1…2…após o veículo da frente passar por uma referencia no solo. Aí voce deixa um espaço de 66 m a 120Km/hora ou 55 metros a 100 por hora, o que dá tempo de reação para qualquer susto.
Eu escrevi entre aspas a importância de ler a matéria Pilotagem com segurança.
Para se manter no campo de visão do companheiro a frente você precisa estar atrás e numa linha a esquerda ou a direita nunca extatamente na mesma linha. Desta maneira numa viagem em grupo os motociclistas devem se posicionar intercalados, como na largada de formula 1 por exemplo.
De modo que o próximo piloto a estar na mesma linha que a sua, está a mais de 40 ou 60 metros de distância. Manter uma distância segura não significa ficar longe, e sim ficar bem posicionado para manter um bom rítimo que é fundamental para não perder a concentração.
Aliás o percurso é deste filme é deslumbrante! Não consegui olhar a moto, só a paisagem!!!
undefined
Sempre Na linha de visao pelo retrovisor E atenta para o que acontece alem da moto
Sempre Na linha de visao pelo retrovisor E atenta para o que acontece alem da moto a frente para evitar surpresas