Feeling 1


Feeling (sensibilidade)

O feeling é importantíssimo para se obter uma boa pilotagem.
Só que não dá para ensinar, tem que praticar muito.
É o feeling que vai dizer para você, a suspensão tá muito mole ou muito dura, os pneus estão com a calibragem errada, os pneus estão afetando a dirigibilidade por estarem gastos (mesmo que não tenham chegado na marca) e assim por diante.
Já vi de tudo, gente andando com amortecedor quebrado, pneus totalmente gastos e achando que está tudo bem.
Já vi gente com almofada inflável no banco. Este eu até admiro, eu não consigo guiar com esta almofada. O banco é fundamental para a sensibilidade, por isso os bancos das motocicletas esportivas são finos e duros, e as de corrida apenas uma espuma.
Algumas dicas para melhorar o feeling:
Abaixe umas 4 libras a pressão do pneu dianteiro e veja se sente a diferença (frente pesada ao fazer a curva devagar, guidão quer virar para dentro da curva mais que o desejado), se não sentir nada abaixe mais ainda a pressão até sentir a diferença. Quanto mais libras você tiver que baixar para sentir a diferença, pior está a sua sensibilidade. Altere a regulagem de compressão e ou retorno do amortecedor traseiro. Vire totalmente o parafuso no sentido anti horário e depois gire um quarto de volta no sentido horário. Saia com a motocicleta numa estrada com curvas. Depois gire totalmente o parafuso no sentido horário e volte um quarto de volta. Faça o mesmo percurso novamente e veja se sentiu a diferença (na primeira regulagem a moto balança nas curvas dando impressão de dar cabeçadas, você não sente ela grudada no asfalto).
Hoje em dia existem várias motocicletas com regulagem eletrônica das suspensões, facilitando as alterações na regulagem, já que você só precisa apertar um botão, muito bom para praticar.


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