Alugando motocicleta no exterior 4


Alugando motocicletas no exterior

Os países de primeiro mundo, principalmente a Europa, proporcionam o que há de melhor para o motociclista que quiser viajar, participar de um curso de pilotagem e ou de um track day.
A paisagem é deslumbrante as estradas são maravilhosas, a infraestrutura é perfeita e existem várias pistas para cursos de pilotagem ou track days.
Vou começar esta matéria dando dicas do que não se deve fazer ao planejar uma viagem na Europa.
1- evite ao máximo as auto estradas. Você vai perder quase que a totalidade da beleza natural, vai tomar muito vento e se andar a menos de 160km/h as senhoras de carro vão passar por cima de você e se andar a 230km/h não vai apreciar nada, o vento vai querer te jogar no chão e sempre haverá alguns Porsches ou algo parecido passando por você.
2- a não ser que você não tenha opção (como já aconteceu comigo uma única vez), não alugue uma motocicleta igual a de sua propriedade, estará perdendo a grande chance de conhecer modelos maravilhosos que ou você nunca poderá ser proprietário de um, ou de fazer o perfeito teste drive e poder escolher a sua próxima moto.
Comecei a matéria pelo que não se deve fazer para criar um impacto e aconselhar quem está planejando uma viagem, porque Infelizmente a maioria que viaja acaba fazendo o que não se deve.
Existem várias motocicletas maravilhosas que, ou não serão importadas para o Brasil, ou simplesmente são indirigíveis nesse asfalto terrível que temos.
Agora vamos as dicas do que se deve fazer no planejamento.
Planeje a viagem escolhendo sempre as chamadas Scenic Routes, estradas maravilhosas que serpenteiam o que há de mais bonito na natureza.
Escolha a motocicleta para o uso que vai fazer dela (com garupa ou sem garupa) e em função da sua habilidade (leia matéria escolha da motocicleta). Dentro deste escopo escolha uma motocicleta que não seja igual a de sua propriedade, aproveite para experimentar opções diferentes, se liberte para conhecer o novo. Quanto maior o número diferente de motocicletas que você pilotar na sua vida maior vai ser sua capacidade de escolha, vai melhorar seu feeling e consequentemente sua habilidade.
Não dá para dizer que feijão preto é o melhor feijão se nunca experimentou outro tipo.

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Para poder avaliar uma motocicleta ou qualquer veículo, você precisa de uma quilometragem mínima para se adaptar, dar uma volta no quarteirão não vai te trazer informação nenhuma. E quanto maior for o número de motocicletas que você já avaliou por centenas de quilômetros, mais rápido vai ser a sua adaptação com algo novo, por isso os pilotos de teste em pouco tempo já conseguem fazer um bom comparativo (já tem memorizado uma série de informações).
Quando já tiver escolhido a motocicleta, baixe o manual do proprietário na internet e leia com atenção para entender e se familiarizar com os recursos. No dia da entrega da moto, além da ansiedade, nunca explicam tudo. Vou dar um exemplo que aconteceu comigo na última viagem.
Alugamos as BMW R 1200 RT último modelo. Retiramos as motocicletas em Munique, além de não nos ter sido entregue o manual do proprietário, recebemos as informações básicas. Como já tinha lido tudo a respeito da motocicleta, antes de sair olhei se elas estavam equipadas com o shift assistant, felizmente estavam, e pudemos desfrutar a vontade deste recurso. Uma pessoa que não esteja à par dos recursos e dos acessórios, não vai saber da existência do equipamento e portanto vai perder a oportunidade de utilizar este ótimo recurso.
Os seguidores do meu site estão a par da quantidade de motocicletas que testei ultimamente. BMW R 1200 GS, BMW R 1200 RT, BMW S 1000 R (na rua, na estrada e na pista) BMW K 1200 GT, BMW S 1000 RR Ducati Multistrada, Ducati Panigale 1199 e Triumph Thruxton, etc.
Existe uma diferença enorme entre cada um dos modelos. Se você desce de uma Panigale e senta numa GS é mais o menos como descer de um Porche Turbo e sentar num BMW X5, vai precisar de uma adaptação tanto na ida como na volta.
Outra sugestão é que ao planejar uma viagem na Europa considere a distância média não mais que trezentos quilômetros por dia. Em algumas regiões, a quantidade de vilarejos que se atravessa e a beleza da natureza vai fazer com que a velocidade média seja bem reduzida.
Como geralmente você vai retirar e devolver a motocicleta no mesmo lugar, planeje a viagem de forma que vá por um caminho e volte por outro, quase como um círculo.
O tempo passa muito rápido, doze dias de moto é um prazo agradável, inclusive o preço do aluguel cai a medida que o prazo aumenta.


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