BMW F 800 GS com regulagem eletrônica de amortecimento
Recentemente apresentamos a matéria da BMW F 800 GS com regulagem de amortecimento manual, que já vem equipada com ABS e controle de tração.
Agora apresentamos a nova linha com regulagem eletrônica de amortecimento do amortecedor traseiro, item muito prático e útil. A moto em questão de cor preta estava equipada com os protetores de manete, banco confort e a bolha de cor escura, dando um visual muito bonito.
A regulagem eletrônica do amortecimento tem três níveis de dureza, Confort, Normal e Sport. No modelo com regulagem manual a quantidade de regulagem é maior porém estas três regulagens se mostraram suficientes além da comodidade de poder alterá-las instantaneamente e em movimento. No modelo manual é preciso parar a motocicleta e usar uma chave de fenda para fazer as alterações. A regulagem da pré- carga da mola continua sendo manual e as bengalas não permitem regulagens. O banco confort é útil em grandes viagens, em passeios mais curtos e no fora de estrada o banco original permite maior movimentação do corpo. Logo que sentei na motocicleta, notei que a mesa (onde são fixados o guidão e as bengalas) estava rebaixada em dois centímetros, isto altera a geometria da moto, diminuindo o angulo do rake e a distância entre eixos, o que na teoria melhora a agilidade da motocicleta. Estava curioso para sentir a diferença, e tive uma surpresa agradável, a motocicleta ficou mais ágil nas mudanças de direção e a tomada das curvas muito mais fácil. Virou um prazer pilotá-la, deu para curtir muito as curvas sinuosas das estradas de montanha, você quase esquece que a roda dianteira tem aro de vinte e uma polegadas.
Agora, no fora de estrada é aconselhável voltar a mesa para a posição original pelos mesmos motivos, com o angulo de rake mais aberto e a distância entre eixos maior facilita a pilotagem, principalmente na areia. No lado esquerdo do guidão além do comando Info que mostra no painel temperatura externa, velocidade média, consumo médio, consumo instantâneo, tem abaixo o botão do ESA, onde se regula os três níveis de amortecimento. No punho direito tem o botão do aquecedor de manopla regulável em dois níveis de temperatura. No painel de instrumentos há dois botões sendo que o de cima ao ser pressionado aparece um cronômetro. No botão abaixo tem o start, stop e reset do cronometro. Ao sair do modo cronômetro, o botão de baixo mostra o trip 1, trip 2 e quilometragem total.
Conclusão
Se você quer uma moto ágil e rápida no asfalto mas também quer ter um pouco mais de liberdade para uso no fora de estrada, esta é uma ótima opção.
Notei na foto que o quidon está assentado em um suporte mais alto do que a GS 2012 que eu tinha. Eu havia abaixado as bengalas também por conta da minha altura nos mesmos 20mm e a bengala quase encostou no guidom. O motor da minha 2012 vibrava acima dos 5.500 giros o que me incomodava, e vejo que você não reclamou disto.
A altura do suporte continua a mesma. Você rebaixou a mesa mais que os dois centímetros.