BMW F 850 GS x BMW F 750 GS
Está aí algo que muita gente tem se questionado, qual destas duas novidades escolher.
A resposta na realidade é o resultado de um conjunto de fatores como já comentado nas matérias “Escolha da motocicleta”. O papel aqui é passar para o leitor o comportamento das duas motocicletas nas mais diversas condições de uso, enfim fornecer as informações necessárias no sentido de ajudá-lo a tirar suas conclusões. Lógico que o fator “Coração” tende a ter influência na decisão , a 850 é mais atraente visualmente, mas vamos tratar do racional.
O Riding Skills testou os dois modelos recentemente, para quem ainda não leu, é recomendável ler antes de ler esta matéria, lembrando que as duas motocicletas testadas são os modelos “Premium”.
A base delas é a mesma, falando de forma simples, a principal diferença está na dianteira, a 850 tem roda com aro de 21″ e a 750 19″.
Os motores tem a mesma cilindrada mas a 850 é mais potente, muito pouco, apenas 3 hp. Achei muito estranho porque no teste achei que a antiga 800 empurrava mais em giro alto, e, de acordo com o site da BMW Brasil a 850 tem 80 hp enquanto que no exterior ela tem 95 hp, uma diferença muito grande. Já a 750 tem a mesma potência no Brasil e no exterior de acordo com o site.
Este é um assunto a ser esclarecido. Outras coisas que achei estranho, tanto a 750 quanto a 850 não vêm equipadas com cavalete central como nos modelos anteriores, a 850 testada tinha tela TFT mas não estava equipada com protetor de mão e a 750 estava com o painel convencional e tinha protetor de mão (difícil de entender).
Vamos aos detalhes.
A BMW F 850 GS usa rodas raiadas e aro 21″ na dianteira com pneu sem câmera, enquanto a BMW F 750 GS usa rodas de liga e aro 19″” na dianteira. Na 850 o curso da suspensão dianteira é de 204 mm contra 151 mm da 750. A altura do banco é de 860 mm contra 815 mm da 750. Soma-se a isto o para-brisas mais alto, a 850 mostra um porte maior e mais robusto. A suspensão dianteira de ambas não tem regulagem, e a traseira tem regulagem eletrônica, semi- ativa com três modos de regulagem das válvulas de compressão e retorno no caso da 850, e dois modos na 750. O curso da suspensão da 850 é de 219 mm contra 177 mm da 750.
Ambas tem ABS, DCT e ASC, e o plug-in que adiciona alguns recursos na eletrônica.
Na estrada a 850 tem maior proteção aerodinâmica em função do para-brisas maior, gerando mais conforto principalmente em longas retas, já a 750 protege menos gerando menos conforto. Nas estradas sinuosas a 850 faz notar a roda dianteira maior, é menos ágil e quer abrir um pouco a curva, mas nada exagerado, não faz feio, já a 750 é mais ágil e muito divertida.
No fora de estrada não há dúvida que a 850 leva vantagem, roda maior na dianteira e suspensões mais adequadas para este tipo de utilização, mas a 750 também não faz feio. Nas ruas e avenidas as duas se comportam muito bem, a 850 por ser um pouco mais alta leva uma pequena vantagem por passar melhor sobre os espelhos retrovisores, mas muito pequena mesmo.
A tela TFT que só estava presente na 850 ajuda muito pelos recursos que tem (ler matéria tela TFT), principalmente o GPS, só como exemplo, se o piloto estiver com um capacete sem intercomunicador ele pode usar o GPS na tela para encontrar o endereço desejado, não aparece mapa na tela mas aparece a direção a seguir, muito útil, entre outros recursos que ela fornece.
Pensando no mercado feminino que cresce a cada dia no mundo todo, a menor altura do banco da F 750 deve ser um fator de grande importância na escolha, mesmo sabendo que ambas tem recursos opcionais para redução da altura, como bancos mais baixo (menos espuma) e suspensões com curso menor. A diferença de peso entre elas é pequena, 5 kg.
Conclusão
Ambas as motocicletas são completas em equipamentos e acessórios, tanto para o uso no dia a dia como para viagens, o acabamento é ótimo, ergonomicamente elogiável, o motor não transmite calor para o piloto, freios excelentes, e muita eletrônica embarcada fazem o diferencial em relação à concorrência.
Se você estiver a procura de uma motocicleta mais barata que as big trail e pretende desbravar o nosso país por todos os caminhos, a BMW F 850 GS é a opção mais adequada, agora se quer ter uma motocicleta para viagens não tão longas, que seja mais ágil e divertida no contorno das curvas, e que possa pegar uma terra se for preciso, então economize seis mil reais e escolha a BMW F 750 GS.
Excelente matéria.