BMW R 1200 GS Adventure
Big Big Big trail, esta é a BMW R 1200 GS Adventure. Externamente a nova Adventure é bem diferente da R 1200 GS, para começar o enorme tanque de trinta litros, passando por um para brisa maior, um pequeno porta treco na frente do bocal do tanque, protetor de cilindro e da lateral do tanque, faróis de milha, aletas defletoras para proteção de vento, suporte de malas, pedaleiras com cravo e outros pequenos detalhes.
Mas a grande diferença entre as duas GS está onde não se vê.
Logo ao subir na moto nota-se que você senta em cima da moto e não dentro da moto, como na GS. A altura também é notada, as suspensões tem curso vinte milímetros maior.
Em movimento outra descoberta, ela é muito leve de guiar (apesar de ter vinte e dois quilos a mais com tanque cheio) entra mais fácil na curva resultado do angulo de Rake mais fechado. Andando na péssima pavimentação de São Paulo, outra surpresa, ela absorve melhor os buracos graças aos vinte milímetros a mais de curso das suspensões. Na estrada o conforto é ótimo, bom torque, ótima velocidade de cruzeiro, ótima proteção de vento. Nas curvas tanto de baixa, média e alta, ela contorna muito bem, muito fácil desde que você esteja numa velocidade normal, rápido mas não muito forte. Ao se pilotar forte, o efeito peso aparece, daí ela balança um pouco, a frente vibra um pouco, mas nada que atrapalhe, simplesmente que quando se anda forte ela perde para a GS. O maior peso e a maior área frontal também se faz notar durante as acelerações, não é tão esperta como a GS, tem velocidade final inferior e consome um pouco mais (a 120Km/h faz 17Km/l contra 18km/l da GS). Tanto o banco do piloto como o do garupa são diferentes da GS, ficam mais nivelados facilitando a pilotagem em trilhas, você pode escorregar o corpo para traz que não tem aquele degrau do garupa da GS.
A Adventure vem com suspensões semi ativas como a GS, e todas as regulagens e funções são idênticas, portanto leia e assista o filme explicativo na matéria da BMW R 1200 GS.
Marcos, pra mim é uma surpresa alguns dados dessa matéria, como a estabilidade nas curvas e peso etc.
Gostei de saber.
Marcos, esta matéria esta ótima! Como eu tenho uma, concordo com vc em relação ao peso, em contra partida ganhamos em autonomia,para viagens longas é mto importante!