BMW R 1200 RT 9


BMW R 1200 RT

Se você está procurando uma motocicleta para viajar só ou com garupa, com todo conforto, suspensões semi – ativas com regulagem eletrônica, ABS, ASC, Cruise Control. Aquecedor de manopla e de bancos, ágil e potente com pouquíssima vibração, que não transfere nenhum calor do motor para o piloto e garupa, e que permite pilotar esportivamente, com certeza esta é uma grande escolha. Assista o filme e em seguida leia a matéria completa


BMW R 1200 RT

A nova BMW R 1200 RT com refrigeração líquida sofreu inúmeras alterações em relação a sua antecessora, mas manteve o mesmo estilo, só que tudo ficou um pouco melhor. O novo motor igual ao da GS 1200, é bem potente (125 HP), ganhou também as suspensões semi – ativas com regulagem eletrônica (Dynamic ESA), e sofreu algumas alterações na aparência, tornando as linhas mais modernas e com mais eficiência aerodinâmica.
Para uma motocicleta ser confortável para grandes viagens ela precisa ter um conjunto de qualidades, boa performance, estabilidade, frenagem, proteção aerodinâmica e (algo que poucas revistas comentam), não transferir calor do motor para o piloto e garupa. A RT tem tudo isso e mais, com o sistema Dynamic ESA, a motocicleta é extremamente segura, além de um ótimo espaço para bagagens com uma lista de acessórios de primeira qualidade. O rodar desta motocicleta é macio em qualquer situação de piso (graças as suspensões semi – ativas) e aos pneus mais esportivos (não roncam como os das big Trails).
No filme acima falei das diversas regulagens da motocicleta, não só das suspensões mas como também da regulagem elétrica do para-brisa e da regulagem de altura do banco do piloto. Viajei na Europa quatro mil seiscentos e cinquenta quilômetros com a nova RT, e no Brasil Rodei mais quatrocentos quilômetros. É difícil encontrar uma moto dessa categoria que reúna todas essa qualidades. A BMW K 1600 GT não avaliei. A Yamaha FJR 1300, é uma motocicleta que gosto muito, tem um motor maravilhoso, mas em compensação envia um calor grande para o piloto. Como se pode ver no filme, é só deixar o garupa e as malas em casa que dá para sair para uma pilotagem esportiva e se divertir muito, lógico que pelo porte tem que tomar certos cuidados, mas ela é muito ágil e estável. Eu estava ansioso para rodar com a RT no Brasil, para sentir como ele se comportaria no nosso asfalto de terceiro mundo. Ela me surpreendeu, continuou estável absorvendo muito bem as irregularidades do asfalto e deu para notar a qualidade dos encaixes das partes plásticas, não faz nenhum barulho. O modelo testado é o top de linha, as únicas diferenças entre este modelo e o que usei na Europa, é que a de lá tinha o shift assistant (vide matéria em Oficina), e tinha o controle de trava das malas e porta trecos no chaveiro. Por falar em shift assistant, ele é muito interessante em certas situações, porém quando não está sendo utilizado, as mudanças de marchas na moto sem este acessório são mais precisas. Como se pode ver no filme já vem instalado um suporte para o GPS Navigator IV ou V.
Ela vem equipada também com rádio, alto falantes no painel e auxiliar, com tomada para Ipod. Alteração de volume, mudança de estação ou de faixa de música é feito por aquela rodinha no punho esquerdo. Ao se colocar o Navigator V você tem uma vantagem que que pode escutar música através dele, tanto no painel como no capacete se estiver intercomunicador, mas também se estiver com o celular pareado, fazer e receber ligações, consultar seus contatos, olhar as últimas ligações recebidas e as últimas feitas. Como já foi falado no filme não vou explicar novamente o funcionamento do Dynamic ESA, mas vou voltar a fazer um comentário que considero essencial. O Dynamic ESA equipa não só a RT, mas também as GS 1200, a R1000 R, a R 1000 RR HP4 e provavelmente alguns novos modelos que virão. Existem algumas variações de modelo para modelo, para atender ao uso proposto. Tenho visto não uma pequena parcela, mas a maioria dos proprietários deste tipo de motocicleta não sabem como utilizar este recurso fabuloso e alguns nem sabem que ele existe. Este é um recurso de extrema importância pois está ligado diretamente a segurança, por exemplo se você está viajando de baixo de chuva e a motocicleta estiver no modo Dynamic, com regulagem das válvulas de compressão e retorno no hard, significa o seguinte: a suspensão está dura, o acelerador regulado para uma resposta rápida, o ABS está menos sensível e o controle de tração também, demorando mais para atuar, ou seja a moto está regulada para tempo seco e pilotagem esportiva. Desta maneira você pode sofrer um acidente que poderia ser evitado se estivesse no modo Rain, ou seja válvulas no soft, resposta do acelerador suave, ABS e controle de tração mais sensíveis atuando rapidamente. É bom enfatizar que mesmo que esteja no modo Dynamic na chuva, conforme exemplo acima, se a moto começar a escorregar, a eletrônica entra em ação e altera a configuração, mas talvez seja tarde. Melhor tentar evitar esta situação andando sempre no modo adequado para cada situação, você vai sentir a moto mais na mão. Outro fator importante é que a RT vem com sistema de freio integral parcial, ou seja, ao frear com o manete os freios dianteiros e traseiros, e a eletrônica distribui a carga entre a roda dianteira e traseira de acordo com o gripe do asfalto. Ao frear com o pedal ele atua só na roda traseira.


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