BMW R 1250 GS Adventure Low suspension


BMW R 1250 GS Adventure
low suspension

Depois da tão aguardada BMW R 1250 GS chegou a hora de testar a irmã mais “gorda”, a BMW R 1250 GSA. A revenda Caltabiano em São Paulo cedeu para o Riding Skills o modelo Adventure com curso das suspensões menor. A grande novidade está no motor “o mesmo que equipa a 1250 GS” com comando de válvulas com abertura variável na admissão denominado Shift Cam e o aumento da cilindrada que passou de 1170 cc para 1254 cc. Com isso temos 18,5 Nm a mais de torque e 11 HP a mais de potência.
Neste modelo o curso das suspensões são de de 190 mm na dianteira e 200 mm na traseira, idênticos ao da irmã mais magra, isto para atender quem quer uma moto mais baixa. A Adventure como o próprio nome diz foi criada para viagens por percursos inóspitos, estradas sem asfalto e até trilhas. Tanque com 30 litros de capacidade, faróis auxiliares protetores de queda mais robustos e envolventes, para brisas maior, suporte para malas de alumínio e pedaleiras com cravos.
O modelo é completo, suspensões semiativas com regulagem eletrônica, tela TFT, shift assistant e assistente de saída em subidas. Ao sentar na motocicleta não dá para não notar o grande tanque de 30 litros e o para brisa maior., dando a partida e saindo logo se nota o motor que sendo o mesmo da GS 1250 gira suave em baixas rotações quase sem vibração e silencioso, a nova corrente dentada do comando de válvulas contribui. Logo nos primeiros quilômetros já dá para perceber que a moto é mais plantada no chão em função do maior peso na dianteira. Aqui no Brasil ela vem equipada com os pneus Michelin Anakee Adventure que segundo a Michelin é 70% asfalto e 30% terra. No teste no asfalto ele dá agilidade a mudanças de direção e deita fácil na tomada da curva, como tem mais biscoitos por ser de uso misto ele ronca um pouco. As suspensões semi-ativas não são novidade, mas notei que a moto estava mais macia que a última GS 1200 testada, a fábrica optou por uma regulagem focando mais o conforto.
No modelo adventure com suspensões com curso de 210mm e 220mm a geometria é diferente da GS 1250, o castor é de 95,4 mm contra 99,6mm, stering head angle é de 65,1′ contra 64,5′ e a distância entre eixos é de 1504mm contra 1525 mm. Com as suspensões de curso menor da moto testada, estas medidas devem ter sofrido pequenas alterações.

A tela TFT como já comentado em matérias anteriores fornece uma série enorme de informações e é conectiva com o celular e capacetes (piloto e garupa) e ainda pode-se usar o aplicativo ” BMW motorrad connect “, haja informação. Apesar de a motocicleta estar mais potente melhorou mais ainda a economia de combustível, algo próximo a 0,5 km/l no ritmo de teste.
Com o plug-in instalado os modos de pilotagem são “Rain”,”Road”, “Dynamic Pro” e “Enduro Pro”, em todos os modos dá para customizar o despejo de potência, o controle de tração e o ABS (este entra em funcionamento mesmo com a moto inclinada).

Na estrada

Na auto estrada manteve o mesmo conforto com ótima proteção de vento, nas estradas sinuosas é muito divertida e fácil de pilotar mesmo com 19kg a mais que a GS1250, com ótima estabilidade e continua muito firme absorvendo bem as irregularidades apesar da nova regulagem das suspensões , não dá sustos e a maior potência aliada ao shift assistant ficou mais seguro ainda fazer ultrapassagens. O consumo em ritmo de teste foi de 15km/l um pouco acima da GS 1250, em virtude do maior peso e do maior coeficiente aerodinâmico. O para brisa maior balança nas imperfeições do asfalto e no meu caso jogava o vento no bíceps. As pedaleiras com cravo feitas para o fora de estrada são largas para dar mais apoio quando se pilota de pé.
As pinças de freio agora vêm escrito BMW, de fato não são mais da marca Brembo, mas sim de fabricação americana Hayes.

Na rua

No dia a dia o grande porte não ajuda no trânsito, porém o motor não passa calor para o piloto, e o comando variável tornou a motocicleta mais econômica.
A assistente de subida funciona muito bem, ao parar é só apertar duas vezes o manete do freio para ativar, para sair ou se aperta e solta o freio ou simplesmente engata a primeira marcha e saia que ele desativa.

Conclusão

As mudanças feitas vão com certeza mantê-la no topo de vendas, e o novo motor é o principal responsável. A motocicleta é completa, você só precisa encaixar o GPS e as malas, nenhuma outra marca de motocicleta oferece isso. As grandes pedaleiras com cravo deixam a desejar,a moto poderia vir de fábrica com pedaleiras que já são acessório (um pouco mais estreitas e com borracha no meio de modo que quando se pilota sentado não se encosta nos cravos) e pilotar em pé com o suporte do GPS na posição correta não dá para enxergar a tela .

Ficha Tecnica
Motor
Tipo
Motor boxer bicilíndrico a quatro tempos de refrigeração ar/líquido, 8 válvulas e sistema variável de distribuição BMW ShiftCam.
Diâmetro/curso
102,5 mm x 76 mm
Cilindrada
1.254 cc
Potência máx.
136 cv (100 kW) à 7.750 rpm
Binário máx.
143 Nm à 6.250 rpm
Taxa de compressão

12,5: 1
Carburação/gestão do motor
Injeção eletrônica
Controlo da emissão de gases
Conversor catalítico de 3 vias, compatível com a norma de emissões EU-4
Sistema elétrico
Alternador
Trifásico de 510 W (potência nominal)
Bateria
12 V/11,8 Ah, sem manutenção
Transmissão
Embreagem
Multidisco em banho de óleo, acionada hidraulicamente.
Transmissão
Seis velocidades com veio de sincronização
Transmissão secundária
Cardã
Ciclística/Freios
Quadro
Conceito de quadro bipartido com seção principal e com a traseira aparafusada, motor autoportante
Suspensão dianteira
Telelever BMW Motorrad, diâmetro das bainhas 37 mm, amortecedor central
Suspensão traseira
Monobraço oscilante em alumínio fundido com Paralever BMW Motorrad; amortecedor WAD (amortecimento dependente do curso), afinação hidráulica contínua da pré-carga da mola por manípulo, afinação da expansão por manípulo.
Curso dianteiro/traseiro
210 mm / 220 mm
Distância entre eixos
1.504 mm
Avanço
99,6 mm
Ângulo da coluna de direção
65,1°
Rodas
Alumínio fundido
Roda dianteira
3,00 x 19″
Roda traseira
4,50 x 17″
Pneu dianteiro
120/70 R 19
Pneu traseiro
170/60 R 17
Freio dianteiro
Dois discos flutuantes, diâmetro de 305 mm, pinças radiais de quatro pistões
Freio traseiro
Disco simples, diâmetro de 276 mm, pinça flutuante de pistão duplo.
ABS
ABS Integral BMW Motorrad (parcial-integral, pode ser desligado)
Dimensões/pesos
Altura do banco, sem carga (Versão Básica / Versão Exclusive)
890 / 910 mm
Arco interior das pernas do condutor, peso sem carga (Versão Básica / Versão Exclusive)
1.950 / 1.990 mm
Capacidade do tanque de combustível
30 l
Reserva
Aprox. 4 litros
Comprimento
2.270 mm
Altura (sem espelhos)
1.460 mm
Largura (com espelhos)
980 mm
Peso (combustível, óleo e fluidos)
268 kg
1)
Peso máx. permitido
217 kg
Carga máx. (com equipamento de série)
216 kg

FT.

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