BMW S 1000 RR 2016
Setup das suspensões
Matéria 2
Na matéria anterior ensinamos a regular a pré- carga da mola. Agora vamos dar continuidade mostrando os recursos para fazer o melhor setup das suspensões para as diversas situações de uso. As válvulas de compressão e retorno são a parte mais importante no ajuste, elas que definem a velocidade com que uma suspenção comprime e se estende. Uma regulagem bem feita pode transformar a dirigibilidade da motocicleta da água para o vinho. Só como exemplo se diminuirmos totalmente a válvula de retorno, a motocicleta vai balançar muito no sentido vertical e lateral de forma que fica muito difícil controlá-la (corcoveia). É como um carro velho com amortecedores degastados passando numa lombada, ele continua balançando mais algumas vezes mesmo depois de ter passado a lombada.
Como esta BMW tem suspensão sem -ativa com regulagem eletrônica, vou ter que ser mais abrangente.
Ela vem equipada com ASC (Automatic Stability Control), DTC (Dynamic Traction Control), DDC (Dynamic Damping Control).
Vem também com cinco modos de condução, Rain, Sport, Race, slick e User.
Nesta matéria vou falar rapidamente sobre os modos de condução.
Em cada modo as válvulas de compressão e retorno estão reguladas de uma maneira, assim como o controle de tração e o ABS (Anti Block System).
No modo Rain as suspensões estão mais macias, o controle de tração entra cedo e o ABS também, e a potência do motor cai para 187 hp.
Dentro de cada um destes modos as suspensões semi ativas alteram as regulagens de acordo com as irregularidades do piso. Através de sensores a leitura é feita em dez milissegundos e as alterações são feitas automaticamente. Dentro de casa um dos cinco modos de pilotagem podemos alterar o Damping regulando as válvulas de compressão e retorno, tanto na dianteira quanto na traseira e as regulagens variam de -7 a + 7 sendo que a regulagem de fábrica é zero. As regulagens ficam memorizadas e para voltar a regulagem de fábrica é só selecionar o CALIB (calibration).
OBS: Na regulagem da suspensão dianteira o Damping não é separado em Rebound e Compretion, tem um sensor de curso da mola que não é fornecido pela BMW que quando instalado pode-se regular separadamente Rebound e Compretion.
Imagino que essas regulagens devem ser feitas com a moto parada, certo?
Sim! As regulagens das válvulas de compressão e retorno. Os modos de pilotagem que vou explicar na próxima matéria podem ser mudados em movimento.