PORQUÊ MOTOCICLISTAS USAM CAPACETE
MARCELO PRUDENTE DO ESPIRITO SANTO
NEUROCIRURGIÃO
SERVIÇO DE NEUROCIRURGIA DE EMERGÊNCIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA U.S.P.
A figura do motociclista hoje em dia é indissociável a de um capacete. Os grandes campeões das pistas têm capacetes que são imediatamente reconhecíveis. Qualquer um vagamente interessado por motos é capaz de associar o grafismo do número 46 ao “The Doctor”, por exemplo…
E é assim que têm que ser, o capacete é seu equipamento de proteção mais importante. Não te torna indestrutível mas em caso de acidente ele protege seu cérebro, seu rosto e sua Vida (coloco em maiúscula para não esquecermos que é uma só), o que convenhamos, é bastante coisa.
Em caso de um choque da região da cabeça, o cérebro pode sofrer lesões por dois mecanismos básicos, impacto direto ou por desaceleração. Para entendermos, de um modo esquemático podemos considerar o crânio como sendo um recipiente para o cérebro que por sua vez “boia” dentro do crânio em um líquido chamado líquido céfalo raquidiano, ou apenas líquor . Desse modo, quando o crânio sofre um impacto e muda a direção de seu movimento, o cérebro tende a se manter no estado de movimento original até que se choca contra o próprio crânio.
Veja as figuras abaixo:
Após receber um impacto frontal, o cérebro continua se deslocando com a mesma velocidade dentro do crânio até se chocar contra o próprio crânio.
Desse modo é importante que um capacete tenha não somente capacidade de resistir a impactos na sua superfície como também seja capaz de desacelerar o crânio de forma uniforme e progressiva durante um impacto. Hoje em dia os fabricantes procuram construir seus capacetes não somente com uma camada exterior resistente e flexível o bastante para resistir e absorver impactos, como forrar o interior com espumas de múltiplas densidades, as quais permitem desacelerar gradualmente o crânio na eventualidade de um choque.
Diante dessas mudanças do estado de movimento diversos tipos de lesão podem ocorrer ao cérebro, na maioria das vezes de forma simultânea.
As contusões cerebrais são lesões do tecido cerebral propriamente dito onde podemos encontrar os componentes de hemorragia e inchaço. Ocorrem por impacto direto contra o crânio ou por impacto do cérebro contra a caixa craniana.
Os hematomas são coleções de sangue que ao crescerem acabam por comprimir o cérebro levando à parada de fluxo sanguíneo e morte de tecido cerebral. Surgem quando há rompimento dos vasos sanguíneos da superfície do cérebro sendo maciços em traumas de alta energia como quando existe desaceleração brusca do crânio contra um anteparo.
Toda e qualquer lesão ao cérebro deve ser considerada grave uma vez que o tecido cerebral diferentemente de outros órgãos, não é capaz de se regenerar. Desse modo lesões cerebrais tendem a causar perdas permanentes de função neurológica como por exemplo, da função motora. No entanto um tipo específico de lesão chama a atenção pela quantidade de energia necessária para acontecer. Trata se da Lesão Axonal Difusa. Axonios são a parte do neurônio (célula cerebral) que se projetam como fibras à distância do corpo da célula e por onde trafegam os impulsos elétricos originados no próprio neurônio.
Nas lesões axonais difusas a energia transmitida ao cérebro durante o impacto é tão grande que os axônios se rompem ao longo de todo o tecido cerebral, daí chamadas de difusas. Quando muito graves levam à morte imediata do paciente e quando o paciente sobrevive a elas frequentemente apresenta sequelas irreversíveis.
O aspecto do cérebro é de inúmeras e minúsculas hemorragias ao longo de sua profundidade.
Lesões cranianas são responsáveis por 42% das mortes durante acidentes motociclisticos segundo um estudo clássico publicado em 1991 e, como vimos acima, apesar de nem o melhor dos capacetes poder garantir em 100% a integridade de seu cérebro durante um acidente, não existe dúvidas que quem não usa um têm uma chance muito maior de morte ou lesões permanentes que um motociclista que têm no uso do capacete uma rotina.
Por isso que um motociclista de verdade usa capacete. Porque ama a