Existe uma infinidade de matérias falando sobre contra esterço (counter steering), e trabalho de corpo (body steering), tanto que algumas matérias são verdadeiras aulas de física. Vou aqui falar o lado prático de se fazer uma curva ou simplesmente mudar de direção rápidamente para se desviar de um bueiro, por exemplo. O contra esterço é feito automáticamente pelo motociclista, mesmo por aqueles que continuam insistindo que ele não existe, caso contrário é impossível dirigir uma moto ou uma bicicleta. Aliás todos aprendemos o contra esterço quando conseguimos pilotar uma bicicleta sem aquelas rodinhas traseiras.
À baixa velocidade, quando você quer virar a moto para à direita, esterça-se o guidão para a direita, e para a esquerda esterça-se para a esquerda.
Porém a partir de uma certa velocidade, acontece exatamente o oposto, para iniciar uma curva para a direita você tem que esterçar para esquerda, é o efeito giroscópio, que quer manter a moto em linha reta.
Acontece, que a trajetória total, começar uma curva, contorná-la, e finalizá-la, além do contra esterço existe o trabalho de corpo e o esterço. Essa combinação varia de acordo com a habilidade do piloto, da variedade de angulos de curvas, e da geometria de cada motocicleta.
Vamos então estabelecer um padrão de início, como podemos dizer, um parâmetro básico onde a partir daí cada piloto em função de cada situação e da sua habilidade, vai mesclar o contra esterço, o trabalho de corpo e o esterço, isso mesmo o esterço, (vamos falar dele adiante) e vai encontrar o melhor meio de fazer a curva.
Lendo uma entrevista com os melhores pilotos de velocidade dos Estados Unidos, me impressionei com as declarações sobre o assunto, o que evidencia que a partir de um parâmetro inicial, o que vale mesmo é treino, treino, treino, muito treino. Colin Edwards, comentou que para ele não há um jeito único de mesclar o contra esterço com o trabalho de corpo, porque você está sempre em diferente posição, e dependendo da situação e da curva ele usa mais as pernas do que os braços
Já outro piloto disse que não tem a menor idéia do que faz, só sabe que é muito rápido.
Ok,vamos para o padrão de início:
Ao chegar na freada da curva posicione o corpo para o mesmo lado, use corpo e o contra esterço para deitar a moto, quando ela estiver na inclinação correta para determinada velocidade, relaxe o guidão, deixe ele trabalhar sozinho na curva, porque ele esterça mais ou menos dependendo do angulo da curva ( ver figura a seguir ) .
Repare na foto que a roda dianteira está sutilmente virada para o lado da curva.
Lembro que tinha dificuldade de contornar a curva do pinheirinho em Interlagos, a moto tinha tendência a seguir reto, até que meu mentor Milton Benite me falou, deixe os braços relaxados , se você ficar tenso e segurar firme o guidao, a moto vai sair reto. Na saida da curva, entrando na reta, você pode esterçar para colocar a moto na vertical e acelerar mais cedo ( isso mesmo, se na saída da curva você esterçar, ou seja, virar o guidao para o mesmo lado da curva ela vai ficar na vertical imediatamente).
Para ficar claro para quem não sabe como fazer, basta na reta empurrar o guidão para frente com uma das mãos e sentir como empurrando por um lado ela vira para o outro….