Decifrando as letras e números escritos nos pneus
As motocicletas são muito sensíveis aos tipos de pneus. Portanto é importante usar os recomendados pelo fabricante da motocicleta. Usar um pneu diferente pode causar alterações na dirigibilidade, dificultando a pilotagem. Em alguns casos pode ser até perigoso. Uma das reações comum ao uso de pneu não adequado é a ocorrência do shimmy (trepidação no guidão), a uma determinada velocidade, podendo até passar de shimmy para headshake, quando o quidão chega a virar para ambos os lados com muita violência, chegando a encostar-se aos batentes. Uma informação muito importante é saber que pneus com a mesma medida não tem necessariamente a mesma circunferência, em função do seu perfil, alterando assim a geometria da motocicleta. Portanto é muito importante entender as letras e números escritos nos pneus. Se estiver viajando, por exemplo,e precisar trocar o pneu , caso não encontre um igual, preste atenção nas medidas, peso e velocidade que suporta. tomando estes cuidados a viagem se torna mais segura.
1- Marca do pneu.
Indica o nome do fabricante.
2- Modelo do pneu de acordo com o desenho da banda de rodagem; diagonal ou radial.
3- Dimensões do pneu.
Exemplo de um pneu radial:
180/55 ZR17
180 é a largura do pneu em milímetros.
55 é altura do pneu em %. 180*55%= 99 milímetros.
Z significa que é um pneu esportivo que pode atingir mais de 300 km/h.
No exemplo acima a medida é métrica, podendo também ser Alfanumérico.
Ex: 110/90=MN90
R significa que é de estrutura radial.
Ex: MAX.LOAD 236Kg (520LBS)
5- Tipo de montagem.
TL- Tubeless- sem câmara
TT- Com câmara
TL/TT- Pode ser montado com ou sem câmara, dependendo da roda da motocicleta.
6- Indicadores de desgaste-TWI- são ressaltos encontrados no ombro e banda de rodagem entre os sulcos do pneu.
7- Sentido em que o pneu deve ser montado.
8- Data de fabricação.
9- M/C pneus para motocicleta
Ex: 3014 trigésima semana de 2013.
Tabela dos índices de velocidade
Índice velocidade (Km/h)
Q 160
S 180
R 170
S 180
T 190
U 200
H 210
V 240
W 270
Y 300
Z mais de 300
É muito importante estar atento as medidas, porque caso não se encontre os pneus recomendados pelo fabricante, respeite as inscrições, na compra de outra opção.
Um mecânico me contou uma vez, que um cliente colocou na roda traseira da Honda Gold Wing, um pneu de Honda Shadow 600, não voltei lá para saber se o tal cliente ainda está vivo.
Marcos, Tenho um R1200 GS WC com pneus Anakken 3 e estou precisando trocar (já esta com 8 mil km).
Estou satisfeito com o Anakeen , mas vc tem alguma recomendação ?
Abs
Rony
Ronaldo bom dia. O Anakee 3 é um ótimo pneu não tem risco de shimming, tem bom grip na terra, mas ronca um pouco e é feito de um composto só. É duro também. O Metzeler Tourance É mais macio, ronca menos e é de duplo composto, em compensação depois de uma certa quilometragem corre o risco de aparecer o Shimming. Minha opinião é que se você quiser um pneu para andar forte nas curvas, escolha o Metzeler, mesmo porque quem anda muito forte tem que trocar os pneus mais cedo, caso contrário está garantido com o Anakee, sobre o Continental não posso dar opinião porque não conheço.
Estou a disposição.
Abs
Marcos td bem ? Pneu é a alma de qq veículo, motorizado ou não. Transfere a potência do motor e segura a máquina para não escapar.
Dito isso, há uma variedade de fabricantes, tipos e modelos para todos os gostos.
Agora mesmo, faremos uma viagem para a Bolívia onde andaremos por terra, asfalto, ripel , areia e sal.
Modelos 50-50, 30-70, 20-80 e 10-90 ( relação off-onroad) deixaram o pessoal de cabelo em pé . Fiz uma tabela de comparação de uso/modelo para dirigir melhor a compra e seu uso. Importante. Depois passo isso
Abs
Ricardo é isso aí! A primeira coisa a pensar é em que condições vai ser usado o pneu e a competência do piloto. Depois entenda as siglas (tem matéria no meu aplicatuvo), para não correr o risco por exemplo usar no asfalto em uma moticicleta potente e veloz como a GS 1200, um pneu que só aguenta velocidade de “Q” 170 Km/h, além de o grip em curvas no asfalto é muito prejudicado.
Além do mais é importante saber a quilometragem em cada piso, no rípio por exemplo pode-se usar o pneu 99/10 tranquilamente, na terra, pelas fotos que vi da estrada da morte, ídem! Resta saber a areia que nos casos das 1200 tb não vai ajudar muito, o Anakee 3 vai muito bem, portanto acho que resta o salar, depois me conta.
Ricardo, quando você me passar a tabela vou analisar e posso colocar no meu site se você permitir. É importante saber que as reações dos pneus na GS 800 são bem diferentes do que na GS 1200, en função do peso, potência, da geometria (angulo do rake), e do aro da roda dianteira. Como a GS 800 tem um rake mais aberro, roda dianteira om aro 21, pneu com câmara ( dá para baixar bastante a pressão no caso de lama) e menor peso, o resultado de usar um pneu para todo terreno será muito mais eficaz do que na GS 1200, já que é mais pesada, angulo de rake mais fechado, roda dianteira com aro 19, suspensão dianteira telelever (didîcil controlar na areia), penus sem câmara (não dá para baixar muito a pressão). Portanto ao colocar um pneu todo terreno na GS 1200 os benefícios serão bem menores e talvez não compense, pelos riscos e desconforto que já mencionei.
Correto Marcos. São bem diferentes as motos. Ter câmara e poder esvaziar numa condição de areia é sim um diferencial. Não iremos pegar areia na Bolívia. Terra , ripel e sal. No sal, nessa época não terá água, o que ajudará muito sem dúvida. O pessoal optou pelo Karoo 3 e pelo Tourance ( ambos Metzeler ) , acho que estarão bem calçados.
Vou te passar a tabelinha dos pneus e claro
e claro , pode publicar. Abs