Desgaste de pneus
Numa motocicleta, quando os pneus começam a gastar, a dirigibilidade fica comprometida e nos casos dos modelos sport Touring, sport e super sport este efeito se faz mais perceptível.
É comum você encontrar motociclistas que por não estarem com o feeling apurado, por diversas razões (andam pouco, não praticam, etc.), levam o desgaste dos pneus a níveis acima do recomendado, e não percebem a deficiência de dirigibilidade, aí quando trocam os pneus comentam, nossa minha moto está uma maravilha, é outra moto.
O desgaste dos pneus varia muito em função do modo de utilização, se é utilizado muito em cidade por exemplo, o pneu traseiro tende a ficar quadrado, gasta mais no centro da banda de rodagem do que nas laterais, o dianteiro fica com escamas em virtude das freadas. Geralmente quem tem moto esportiva o desgaste tende a ser mais uniforme porque ela é mais utilizada em estradas e em eventuais track days.
Os pneus tem pequenas saliências (TWI – Tread Weare Indicator) dentro de alguns sulcos que quando o desgaste atinge essas saliências o fabricante recomenda a troca. Há casos dependendo da utilização que é aconselhável proceder a troca antes da marca ser atingida. Veículos de duas rodas são muito sensíveis a desgaste de pneus, pois altera a geometria.
Eu aconselho trocar sempre o dianteiro e traseiro juntos, algumas pessoas trocam só o traseiro pelo fato de em alguns casos o desgaste dianteiro não ter chegado na marca.
Em motos super esportivas principalmente, esta atitude pode alterar muito a dirigibilidade.
Pode-se trocar um pneu de cada vez em motocicletas de pequena cilindrada e em motocicletas que são usadas apenas na cidade.
Marcos, pneus são um dos itens mais importante da motocicleta, não pode economizar.
Exatamente, e tem que respeitar as medidas recomendadas pelo fabricante da motocicleta.
Se na hora tiver dúvida é só entrar no Riding Skills e consultar na matéria decifrando pneus.