Dirigindo no Trânsito
Muitas vezes somos obrigados a andar atrás de algum veículo, principalmente dentro de cidades. A dica é se manter a uma distância que dê para ver o que há no asfalto, e se possível ficar mais ou menos em linha com a roda do veículo a frente, geralmente nessa posição dá para ver além do veículo, e se houver um buraco a frente e o veículo não desviar, você não corre o risco de cair nele, agora se você se posicionar no meio, em linha com a placa do veículo, vai cair no buraco. É muito comum encontrar buracos, bueiros afundados e detritos grandes que podem causar um acidente. Se estiver de Scooter, o cuidado tem que ser redobrado, em função do diâmetro da roda. O grande problema no Brasil, e lógico, São Paulo é o maior exemplo, é que além de ser uma cidade esburacada e mal sinalizada, poucos respeitam as leis de trânsito, e muitos nem conhecem as leis. Não bastante, muitos dirigem irritados, e pior, quando você está de motocicleta atrás de um veículo, é muito comum o veículo que vem atrás começar a te espremer, e se você tenta se posicionar da maneira mais segura, ele tenta te ultrapassar. Para mim dirigir na cidade de São Paulo é um dos maiores desafios. Por exemplo, foram construídas inúmeras rotatórias, mas você sabe qual é a regra da preferência numa rotatória? Em São Paulo a regra é a lei do mais forte, porém a regra certa é quem está dentro tem a preferência, ou seja o cara que está a sua esquerda dentro da rotatória. Agora se você for a Bragança Paulista, cidade a 100 quilômetros da capital, o pessoal respeita, e quem for usar a regra de São Paulo, vai se dar mal com certeza.
A dica que eu dou e estar sempre muito além de atento, olhando adiante, não apenas o carro à sua frente, mas dois ou três a frente dele. Além disso a sua velocidade deve ser sempre ligeiramente maior que a do carro, nunca permaneça ao lado ou atrás de um veículo por qualquer tempo por menor que ele seja e caso isso seja inevitável certifique-se que o motorista já lhe viu. Preste atenção também em motoristas que estão ao celular, pois estes mudam de faixa distraidamente e sem a menor sinalização ( aqueles que acham que conseguem fazer ambos ). Use farol alto e buzine quando necessário, infelizmente você tem que se fazer notar para evitar maiores aborrecimentos.
Motociclista tem que SEMPRE pensar na besteira que os outros vão cometer, ou seja, antecipar em qualquer momento, eu pilotando presto atenção em tudo, no carro da frente, no do lado , no de trás e principalmente muito lá na frente onde meus olhos alcançam.