Ducati 959 Panigale
Se for para descrever a Ducati 959 numa única palavra eu diria “Equilibrada”. Tudo nela é equilibrado, nada de excesso, tudo na medida certa, potência, freios, ciclística. A moto para quem deseja esportividade, prazer de pilotar na estrada e em pequenas viagens e que num track day vai poder usufruir tudo que ela tem a oferecer.
Suspensões totalmente ajustáveis, todos os recursos eletrônicos, “EBC” (altera o freio motor), “DTC” (Controle de tração), “ABS” (evita o travamento dos freios), DQS (Ducati Quick Shift) e acelerador ride by wire. É uma esportiva completa, com 157 hp de potência.
Ao dar a partida e sair, logo nos primeiros quilômetros já dá para perceber que é uma motocicleta fácil de tocar e dócil, só na aceleração inicial ao sair da inércia o acelerador é um pouco sensível. Na estrada a medida que você vai se adaptando o prazer de pilotá-la só aumenta. Ciclística perfeita, a frente é grudada no chão, contornar as curvas sejam de baixa, média ou alta velocidade transmite segurança. É só apontar na curva que ela faz o resto, sem susto mesmo em piso ondulado. O amortecedor de direção não tem regulagem mas faz bem o papel. Como já mencionado em matérias anteriores, a regulagem de fábrica das suspensões geralmente não são a ideal para o nosso piso que tem muita ondulação, veja no final da matéria a sugestão de regulagem para estrada. A 959 vem equipada com quick shift (DQS) pode-se mudar as marchas para cima sem o uso da embreagem, basta estar em aceleração, é muito útil, além de não cansar a mão esquerda ganha-se tempo nas ultrapassagens. Uma motocicleta dá prazer de pilotar quando tem potência, freio, e ciclística. No caso da Ducati 959 soma-se a baixa vibração do motor, a boa proteção de vento e uma posição de dirigir menos radical que algumas superbikes.Tudo isso faz com que a velocidade aparente dê a sensação que é abaixo da velocidade real, num primeiro momento pensei que o velocímetro marcava a mais. Duas coisas deixam a desejar, a vibração dos espelhos retrovisores e o calor que vem por baixo, atingindo pernas e nádegas.
O EBC tem três níveis de ajuste (mais ou menos freio motor), o DTC tem oito níveis e off, o motor tem três níveis de potência, HIGH, MED e LOW. O ABS tem três níveis e off. O DQS pode ser desligado. O modo de condução tem três níveis, Race, Sport e Wet. Como exemplo, quando se está no modo Race, todos os outros ajustes são alterados automaticamente, a potência do motor passa para o modo HIGH, e o DTC, EBC e ABS, passam para um modo compatível de sensibilidade. Mas tudo isso pode ser customizado, ou seja, pode-se colocar a potência no modo HIGH, o modo de dirigir no ROAD e o DTC no nível cinco por exemplo (1 é o que deixa a roda traseira escorregar mais e 8 o mais sensível, indicado para pista molhada). O painel é completo de informações e além das mencionadas acima tem a opção lap time, de modo que o piloto pode cronometrar suas voltas na pista, e opcionalmente instalando um GPS tem o DDA (Ducati Data Analizer) onde tudo é memorizado, o circuito, as paradas, os tempos de volta sem que o piloto tenha que apertar nenhum botão.
Na estrada em ritmo de teste o consumo foi da ordem de 15km/l, muito bom para uma esportiva.
Conclusão
Uma ótima escolha dentre as esportivas, um meio do caminho entre as seiscentas cilindradas e as mil quatro cilindros ou a Ducati 1299.
Sugestão de regulagem das suspensões
Dianteira
Rebound: 3 voltas partindo do fechado no sentido anti horário
Compression: 2,5 voltas partindo do fechado sentido anti horário
Preload: 3 voltas partindo do aberto.
Traseira
Rebound: 7 clicks partindo do fechado no sentido anti horário
Compression: 2 voltas partindo do fechado no sentido anti horário
Preload: 20 milímetros partido do aberto
Obs.: o preload (pré-carrega) depende entre outras coisas do peso do piloto.
Peso 200 kg
DIMENSOES
Altura Não informado
Altura do banco 0.810 mm
Largura Não informado
Comprimento Não informado
>–
Capacidade do 17 litros
tanque
MOTOR
Descrição — Superquadro : 2 cilindros em L
Cilindros Não informado
Cilindrada 955 cc
Válvulas 4 por cilindro
Torque máximo 107,4 Nm (79.2 lb-ft) @ 9 .000 rpm
Potência 115,5 kW (157 hp) @ 10.500 rpm
máxima
Catalisador Não informado
Refrigeração Líquida
ALTERNADOR / AUTONOMIA
Alternador Não informado
Autonomia Não
informado
TRANSMISSAO
Câmbio 6 ve locidades
Transmissão Ducati Quick Shift (DQS) ,
CICLISTICA
Roda dianteira Liga leveI
Roda traseira Liga leveI
3 50″ X 17″
5 50″ X 17″
Pneu dianteiro 120/70 ZR17
Pneu traseiro 180/60 ZR17
FREIOS –
Dianteiro 2 discos semi-flutuantes de 320 mm, pinça Brembo Monobloc M4.32 montada radialmente, de 4 pistões
t-
Traseiro A disco de 245 mm, pinça com 2 pistões
SUSPENSAO
Dianteira Garfo Showa BPF totalmente ajustável. Tubos internos cromados de 43 mm.
Traseira Unidade Sachs totalmente ajustável. Braço oscilante dup lo em alumínio.
CONSUMO DE COMBUSTIVEL
Cidade Não informado
Estrada Não informado
EQUIPAMENTOS
Escapamento : sistema 2-1-2 com conversor catalítico e 2 sondas lambda . Pré-silenciador em aço inoxidável + silenciadores laterais
Série duplos em alumínio;
Modos de Pilotagem, Modos de Potência, ABS, DTC, DQS, EBC,
Totalmente RbW,Amortecedor da direção, Pronto para DDA+, amortecedor da direção.
Você conseguiu em um texto curto transmitir o muito que essa moto tem de bom e o mais importante deixar pelo que foi dito e mostrado a vontade do leitor em pilotá-la. Valeu pela matéria. Abs
Mto boa esta filmagem da moto trabalhando nas curvas, com um bom asfalto deve dar mto prazer de pilotar
Como sempre, avaliação excelente das funcionalidades e características técnicas, afinal as fábricas desenvolvem tudo isso para ser usado corretamente. Show!!