Ducati Multistrada 1260 S


Ducati Multistrada 1260 S

A Ducati Multistrada 1260 S, já está à venda no Brasil e novamente a revenda Caltabiano de São Paulo capital, cedeu o modelo para teste.
Em relação a Multstrada 1200 ABS, testada anteriormente, a diferença no visual é pequena, passa quase desapercebida, a não ser pelo novo painel com tela TFT. As mudanças na potência e distância entre eixos foram as mais significativas, o aumento da potência subiu de 152 hp para 158 hp, e a distância entre eixos que passou de 1530 mm para 1585 mm, no resto as diferenças nas medidas não foram significativas. A transmissão é por corrente.
O acabamento está muito bom e é completa, para- brisas regulável em altura, protetor de mão, cavalete central, aquecedor de manopla, cruise control, faróis de LED, banco regulável em altura e sistema keeless de ignição.
O painel é completo (tela TFT de cinco polegadas) e tem quatro opções de layout de tela de modo a mostrar o que é mais importante para cada tipo de uso, por exemplo, se colocarmos no modo “Urban” o conta-giros desaparece e o relógio de horas fica maior. Se o backlight estiver no “auto” no escuro a cor de fundo do painel inverte, passa a ser preta.
A tela é conectiva, tem bluetooth e dá para parear 2 celulares, capacete piloto e garupa, e GPS.
A Ducati elaborou um aplicativo muito interessante chamado Ducati Link, foi desenvolvido para os modelos com motor 1260, tem vários recursos, é uma telemetria, vale a pena.
O modelo testado vem com suspensões com regulagem eletrônica o que facilita em muito a vida do piloto.
Modos de pilotagem: Sport, Tourin, Urban, Enduro. Todos os modos são customizáveis, o despejo de potência, a compressão e retorno dos amortecedores e a pre-carga da mola traseira (DSS), a mola dianteira é feita manualmente.
Existem quatro programações de pre-carga da mola traseira, piloto, piloto e mala, piloto e garupa e piloto, garupa e mala. E ainda pode ser alterado a programação de 1 a 24 posições.
Além disso o ABS, DTC, DWC e suspensão, são reguláveis em diversos níveis, assim como escolher o modo do motor despejar a potência (LOW, MED e HIGH), possível graças ao acelerador ride by wire.

DQS: Up/DW – Ducati Quick Shift.
ABS: 3 níveis e desligado
DTC: 8 níveis e desligado – controle de tração
DWC: 8 níveis e desligado – controle do weeling
Suspensão: softest, softer, medium, harder, hardest

Na Estrada

Saindo logo cedo e pegando a estrada, utilizando o Riding Mode no modo “Sport”, nos primeiros quilômetros já dá para notar a pouca vibração deste novo motor, e também a maior potência, a proteção de vento é boa, protege peito e cabeça se usar a bolha na posição mais alta, (no meu caso, tenho 1,90 m de altura) dá para sentir um pouco de vento nos braços, mas nada demais. Os espelhos retrovisores são grandes com ótima visão e não vibram. A grande potência e o quick shift tornam as ultrapassagens rápidas e seguras. O banco é um pouco duro para longas viagens e o acelerador ride- by -wire também. Chegando no trecho de curvas ela torce um pouco, e ao chegar no trecho de serra, experimentando várias regulagens de suspensão, tanto de compressão e retorno como mola, encontramos uma regulagem boa para aquele tipo de asfalto e a dirigibilidade melhorou (ler sugestão de regulagem das suspenções no final da matéria), a roda de aro 17″ na frente torna a Multistrada muito ágil nas curvas e nas mudanças rápidas de direção, mas exige atenção porque a motocicleta é arisca e sente as ondulações do piso. Mas a moto é neutra na tomada de curva. A aceleração é fantástica e o quick shift tanto para jogar as marchas para cima com para reduzir funciona muito bem, só de 5a para 6a marcha é que as vezes o motor dava uma cortada mais longa, o truque é não esquecer o pé pressionando a alavanca do câmbio. A embreagem é de acionamento hidráulico, macia e eficiente, os freios Brembo são muito bons, o dianteiro não precisa esforço e o traseiro é um pouco mais duro, mas numa medida boa, e o ABS no nível 2 não entrou em ação mesmo em frenagens relativamente fortes.
Em ritmo de teste o consumo foi de 15 km/l.

Na cidade

O dia a dia a Multstrada vai bem, não passa muito calor do motor e com o Riding Mode no “Urban”, e com a regulagem padrão para o modo selecionado, ela nem sente os buracos e lombadas.

Conclusão

A Ducati Multstrada foi a primeira motocicleta multiuso de grande cilindrada equipada com roda dianteira de 17″, projetada para viagens, track-days e até um off-road leve, tem potência de sobra e todos os recursos eletrônicos para ajudar em qualquer situação.
Se você não pretende ter várias motos na garagem, e quer viajar, curtir as curvas de uma estrada sinuosa, participar de track-days e pegar uma trilha leve, esta é uma opção. No Brasil a concorrente direta é a BMW S 1000 XR.

Regulagem das suspensões usada no teste.

Suspensão dianteira
Compressão e retorno: Hard
Pré-carga da mola: 11 voltas

Suspensão traseira.
Compressão e Retorno: Hardest
Pré- carga da mola: nível 12

Ficha técnica

Motor: 2 cilindros em L 1262 cu. 158 HP a 9.500 rpm. Torque 128Nm.
Comando desmodromico com tempo variável.

Dimensões: entre eixos: 1585 mm Altura do banco: 825/845 mm

Peso: 235 kg tanque cheio

Tanque de combustível: 20 l

Suspensões

Dianteira: Invertida, 48 mm e curso de 170 mm

Traseira: totalmente ajustável, mono amortecedor, curso de 170 mm

Rodas

Dianteira: pneu 120/70-ZR17
Traseira: pneu 190/rr-ZR17

Chassis: Tubular de aço
Steering head angle: 25 graus
Trail: 113 mm

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