Ducati Multistrada V4S
Teste
A nova Ducati Multstrada V4S veio para brigar com as melhores Big Trail do mercado com rodas de aro 19” na dianteira.
Ao dar a partida e sair já dá para notar as diferenças entre os motores 4 cilindros da V4s e da Multistrada com motor de dois cilindros. O motor vibra um pouco para um 4 cilindro, mas menos que o de 2 cilindros, e pede menos trocas de marcha. A ciclística é muito boa, freia muito bem, e sobra potência com os 170 HP.
A ergonomia é ótima para qualquer estatura, banco bi partido com regulagem em altura, guidão largo como a maioria das big trail, pedaleiras na posição correta, posicionadas um pouco atrás permitindo uma pilotagem esportiva sem prejudicar no fora de estrada.
O para brisa com regulagem em altura juntamente com os defletores protegem bem do vento.
As suspensões tem regulagem eletrônica, tanto na pré carga da mola como nas válvulas de compressão e retorno.
A moto vem completa, cavalete central, encaixe para as malas laterais, painel com tela TFT, que juntamente com o aplicativo Ducati Connect, além do pareamento do celular e capacete, temos o mapa roteavel, dispensando o aparelho GPS. Existe uma função muito interessante que mantém o bluetooth ligado por vinte minutos após desligar a moto, isto evita por exemplo, quando parar para abastecer, ter que parear tudo novamente. Além das informações padrões, como Trip 1, trip2, consumo 1 e 2, autonomia, tem a função consumo instantâneo, muito importante para controlar o consumo quando a distância do próximo posto for distante e o nível de combustível pode não ser suficiente. Vem equipada com radar, que controla tanto a distância do veículo à frente, como tem o aviso do ponto cego, uma luz amarela ascende no espelho retrovisor, muito util.
Os modos de pilotagem são, Enduro, Road, Tourim e Sport.
Todos eles são customizáveis, podendo escolher os níveis de atuação do ABS, do Controle de tração, potência do motor e anti weelie.
Ciclística
A Ducati Multistrada é ágil, confortável e fácil de pilotar. A Ducati optou por usar a roda dianteira de 19 polegadas neste modelo, coisa que a meu ver foi correto. A moto ficou menos arisca e copia melhor as irregularidades do asfalto. Pela minha experiência com as Ducati multstrada e BMW XR com rodas de aro de 17 polegadas na dianteira, era notório que em piso perfeito como pistas de velocidade, o comportamento era muito bom, mas em estradas com muita ondulação como são as nossas, a moto torcia, tendia levantar e sair reto na curva. O fato é, suspensões com curso longo não vestem bem aro de 17 polegadas.
Os freios Brembo freiam muito bem, quase como numa superbike. O câmbio é muito bom, a alavanca tem um curso um pouco longo, provavelmente para facilitar no off road onde se anda muito tempo em pé. O quik shift é ótimo, tanto nas mudanças de marcha para cima como para baixo, é só saber usar, manter a aceleração nas mudanças para cima e cortar totalmente o acelerador nas mudanças para baixo, e jamais esquecer a alavanca da embreagem um pouco acionada e ou esquecer o pé na alavanca de câmbio, eles têm sensores para entender se vai usar o sistema ou não. Se cometer este erro o motor corta.
A aceleração utilizando o motor na potência máxima (170hp), é muito forte. Em ritmo de teste a grande potência tem seu preço, o consumo ficou na casa de 14,3 Km/l. Para quem quer ter uma moto para viajar, usar no dia a dia, mas que gosta de pilotar, a Ducati é uma surpresa agradável, pura diversão.
◦
Ficha Tecnica
Peso: 236Kg
Potência:170HP
Distância entre eixos: 1.575 mm
Capacidade Tanque de Combustível: 24,8L