Escolha da motocicleta usada
Na hora de comprar uma motocicleta usada, muita gente se baseia na quilometragem mais do que outros fatores como, procedência, se foi batida e empenou algo, se foram feitas manutenções corretas, onde a motocicleta foi usada, e se foi bem tratada. Um bom mecânico consegue avaliar tudo isso. O ideal é conhecer o dono da motocicleta assim você tem todo o histórico. Acontece que no Brasil costuma-se trocar de veículo muito cedo, com pouca quilometragem. As motocicletas como qualquer veículo motorizado precisam de uso se não estragam. As vezes uma motocicleta com bastante quilometragem está em melhores condições do que uma com pouca quilometragem. Onde a motocicleta foi usada e de que forma, é um fator que pode desgastar mais ou menos as peças. Uma moto que só é usada em pista de velocidade (track days) por exemplo, as pastilhas de freio duram aproximadamente oitocentos quilômetros, os pneus duzentos quilômetros e todo o resto também se desgasta cedo. Já uma motocicleta que só é usada em viagens, as pastilhas duram mais de trinta mil quilômetros, os pneus variam de oito mil a doze mil quilômetros dependendo do modelo da motocicleta, e todas as outras peças duram muito mais. O meio termo é a motocicleta que é usada só na cidade, tudo se desgasta mais que a usada só em estradas, como embreagem, amortecedores e freios.
A motocicleta que fica muito tempo parada acaba tendo várias partes danificadas como bateria, toda a parte onde passa combustível, desde tubulações, bomba de combustível e bicos injetores. No Brasil com a quantidade absurda de álcool na gasolina, e em alguns casos combustível adulterado, o problema aumenta exponencialmente.
Vou dar um exemplo que aconteceu comigo. Eu tinha uma BMW R 1200GS 2010 com cinquenta e quatro mil quilômetros. Eu só a usava na estrada, foi sempre muito bem cuidada, não tinha um risco se quer. Pois bem, um conhecido foi vê-la na loja e preferiu adquirir uma outra dois anos mais antiga que tinha apenas oito mil quilômetros. Com pouco tempo de uso a motocicleta começou a apresentar problemas, primeiro foi no sensor do ABS, depois acabaram-se as baterias dos sensores de pressão dos pneus (duram aproximadamente cinco anos e não dá para trocar as baterias, tem que trocar os sensores) a bateria da motocicleta acabou, e o motor não trabalhava bem. Resultado de uma motocicleta que foi usada muito pouco e provavelmente não teve manutenção adequada. A outra pessoa que adquiriu minha motocicleta está muito contente.
Muito boa essa reportagem, pois realmente estou escolhendo uma moto usada e preferindo aquela que foi bem cuidada a aquela que tem pouca quilometragem ! B