Estilos de pilotagem
A evolução das motocicletas nos últimos anos exigiu também mudanças na técnica de pilotagem além claro da evolução no estilo de pilotagem que os pilotos foram desenvolvendo no tempo.
No passado a maioria dos pilotos tirava só parte das nádegas nas curvas e deixava a cabeça no centro da bolha, e só encostava o joelho no asfalto.
Mick Doohan na foto era um exemplo.
Hoje com a evolução das motocicletas, principalmente pneus, a inclinação ultrapassa os sessenta graus e as novas técnicas de pilotagem vão desde colocar a perna do lado de dentro da curva para fora na hora da frenagem (invenção de Valentino Rossi) passando por colocar o corpo inteiro para fora da moto e encostar o também o cotovelo no asfalto.
Alguns pilotos tem um estilo mais limpo de pilotagem, mais suave, como o Rossi, o Lorenzo e o Alex Barros por exemplo, eles não atravessam a moto na tomada da curva, parece até que estão mais lentos e outros vem totalmente atravessados na tomada da curva como o Marque Marquez, e o Eric Granado por exemplo. Quando o Valentino Rossi estava na Ducati e não foi bem sucedido, o Giacomo Agostini fez o seguinte comentário; essa moto não serve para o Rossi ele pilota muito suave. Atualmente a Ducati mudou bastante permitindo uma tocada suave, tanto que o Lorenzo está competitivo.
O pessoal da Moto 2 atravessa bastante, mas a principal razão é não ter toda a tecnologia da Moto GP, principalmente na eletrônica o que faz a roda traseira bloquear na redução de marcha, como os pilotos freiam lá dentro, a moto já está inclinando e daí atravessa. Vamos observar o campeonato de 2019 já que os motores Honda vão ser substituídos por Triumph e ver se os pilotos continuarão a atravessar da mesma maneira.
Já na moto GP os pilotos atravessam menos, além da moto ser muito superior em todos os sentidos, tem várias opções de ajustes, é possível regular a intensidade do freio motor por exemplo, entre outras opções.
Na foto com o Barros e o Granado dá para ver a diferença de estilo entre os dois, só que viram o mesmo tempo de volta. Dá para ver que o Granado atravessa bastante.
Eu notei a mesma diferença nessa corrida,