Evolução 1


A evolução

Esta compilação baixada do Youtube mostra bem a evolução do motociclismo de velocidade. A evolução das motocicletas foi grande, quadro, suspensões, freios, pneus, os motores passaram de dois para quatro tempos (em função da poluição), as cilindradas também foram alteradas.
Mas assistindo com atenção, dá para perceber que os gênios sempre existiram, e a habilidade na pilotagem também. O que mudou com o tempo foi a técnica de pilotagem. Repare que na década de oitenta os pilotos tiravam as nádegas fora do banco e mantinham a cabeça em linha com a bolha da carenagem. Cada um tem seu próprio estilo, o Mamola saía mais do banco. O Schwantz ficava com a cabeça mais em pé, e assim por diante. Com o decorrer dos anos essas evoluções permititiram que o ângulo de inclinação chegasse aos 60 graus com isso os pilotos foram alterando as técnicas de pilotagem, o Rossi com a cabeça fora da bolha e bem abaixada, depois inventou usar a perna fora da pedaleira na freada para a tomada da curva, e finalmente o Marques começou a encostar o cotovelo no asfalto ficando totalmente fora da moto.

Image-1

Image-1

[youtube]http://youtu.be/oKNxsns3JoA[/youtube]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Evolução

  • Roberto Alves Lima

    Marcos, muito legal. Provavelmente as pessoas nunca atentarem para essa evolução pois nunca viram tudo reunido e comentado como está aqui. Mas uma coisa que me chama atenção, e creio ter tido uma importância fundamental nessa evolução, foi o desenvolvimento dos pneus. Imagine na década de oitenta inclinar a moto a 60 graus confiando apenas naquela faixinha do pneu no asfalto. Só pra que sabe, só pra quem pode! Abs