Leis de trânsito
Há algumas semanas os jornais publicaram a venda de milhares de carteiras de habilitação “CNH “. Ou seja, a pessoa sai dirigindo sem conhecer as leis de trânsito. Se somarmos a isto a falta de educação e ignorância do povo brasileiro, que infelizmente está aumentando numa progressão geométrica, está difícil dirigir neste país, principalmente em São Paulo. No português claro, as pessoas educadas estão perdendo espaço no Brasil.
Eu já tinha comentado em uma das minhas matérias que em São Paulo ninguém conhece ou respeita a regra da rotatória, comentei também sobre o uso do farol alto. Agora vou comentar mais alguns erros que os motoristas cometem e a prefeitura e governo não tomam nenhuma atitude no sentido de educar. O que a nossa prefeitura e governo querem é arrecadar dinheiro, portanto só se preocupam em colocar radares escondidos, verdadeiras armadilhas para arrecadarem dinheiro. Não estão preocupados em educar, e evitar acidentes.
Os erros que vou citar refletem bem a falta de cidadania, falta de conhecimento das leis de trânsito, falta de educação, egoísmo e principalmente condutores que não sabem dirigir.
Os erros são cometidos por todos, o motociclista, o motorista, o ciclista e o pedestre. Está cada vez mais difícil encontrar alguém com educação no transito e nas estradas.
Nas estradas todos dirigem na esquerda, quando deveriam dirigir na mão direita e usar a esquerda para ultrapassagens “motociclistas, motoqueiros, motoboys e motoristas” todos cometem este erro. E vão além, não dão passagem, principalmente se você estiver de motocicleta. Como uma das regras básicas de condução com segurança na motocicleta, é andar um pouco mais rápido que o fluxo” você não deve ficar espremido entre carros caminhões ônibus, etc. Portanto a única alternativa é ultrapassar pela direita.
Desta maneira vão se criando regras totalmente esdrúxulas, como por exemplo em vez do veículo da frente saí para a direita, ou fica onde está ou alguns saem mais à esquerda para te dar espaço e outros saem só um pouco para a direita dando um pequeno espaço para fazer a ultrapassagem.
Nas ruas de São Paulo acontece muito o seguinte” veja no filme”, o motorista vai virar à direita antes de um cruzamento mas não dá o sinal de seta, ou seja atrapalha o trânsito já que os veículos que estão esperando para cruzar já poderiam tê-lo feito. E tem pior, o motorista dá sinal de seta algumas travessas antes do local que vai virar e não no próprio local, ou seja, ou acontece um acidente porque os veículos que estão esperando para atravessar iniciam o cruzamento, ou atrapalha o trânsito porque alguns já estão cansados de ver este erro grotesco e não se arriscam a cruzar.
Muito pouca gente conhece e pratica as leis de trânsito, e muito poucos sabem dirigir o mínimo necessário para não colocar os outros e a si próprio em risco. O papel do governo que é educar não existe.
Pior que depois de um tempo a gente acha que dirigir assim vira normal. E o pior que andando de moto, vejo muita mas muita gente mesmo no celular e dirigindo, sem prestar atenção no que está fazendo!