Gasolina III
Não confundir octanagem com potência
É comum as pessoas confundirem octanagem com potência. Ao contrário do que pessoas pensam, alta octanagem não significa mais potência, ao contrário, como tem aditivos antidetonantes, a gasolina com maior octanagem tem um pouco menos de potência.
Gasolina com mais potência são gasolinas desenvolvidas especialmente para determinado uso como os carro de formula 1 por exemplo.
Vamos explicar baseando-se na gasolina vendida nos postos dos Estados Unidos, país onde a gasolina respeita a regulamentação (EPA) Envoironmental Protection Agency, ou seja produzem gasolina focados na economia, menor poluição, e proteção dos motores, lá toda gasolina é aditivada, o que muda são os tipos de aditivos em função da octanagem.
Alta octanagem significa maior poder antidetonante, evita a pré- ignição (batida de pino) nos motores com altíssima taxa de compressão. Estes motores quando usado com gasolina de baixa octanagem, o combustível explode antes da faísca da vela, perdendo performance e prejudicando o motor, por isso a necessidade do uso de gasolinas especiais.
Os veículos modernos de alta performance tem uma eletrônica muito avançada e ao se usar gasolina com baixa octanagem a eletrônica acusa a pré- ignição e ajusta automaticamente o ponto de ignição e mistura, de modo que não vai bater pino mas vai perder performance, ou seja o que gera mais potência é o motor e não a gasolina.
Agora motor com baixa taxa de compressão não ocorre a pré ignição portanto é melhor usar a gasolina própria com menos octanagem (menor poder antidetonante).
Dei o exemplo americano porque aqui no Brasil infelizmente a gasolina é produzida em função das necessidades dos usineiros de açúcar e álcool, atualmente a gasolina comum e a aditivada tem por força de lei 27,5% de álcool (etanol anidro), e as especiais como a Podium, 25% de álcool (etanol anidro), totalmente fora dos padrões internacionais onde a gasolina é composta com menos de 10% de álcool. Isto gera aumento de consumo, perda de potência, e lógico os veículos importados só conseguem funcionar com este tipo de gasolina graças a eletrônica avançada que consegue alterar a regulagem mistura ar/combustível e ponto de ignição, instantaneamente.
Tive a oportunidade de comparar o consumo da BMW R1200GS no Brasil e na Espanha (ver matéria viagem pelos Pirineus), no meu ritmo, aqui o consumo variou entre 16 e 18km/l e lá variou entre 21 e 23km/l, diferença muito significativa.
Muito boa materia. Realmente a diferença de performance quando se roda com motos fora do Brasil é gritante.
A minha GS 1200 2017 bate pino em algumas situações de abastecimento em viagens. Provavelmente gasolina batizada mesmo sendo comum! Isto ocorre quando de utilização de faixa de potência mais elevada, em ultrapassagens ou em subidas.
Joaquin poder ser batida da, para checar tem que abastecer num posto confiável, se continuar a pré-ignição use podium
Boa matéria, quando não se consegue uma Podium, o certo é usar a comum mesmo.
Annibal pode usar aditivada, como escrevi, nos Estados Unidos todas as gasolinas São aditivada said.
Ótima matéria, parabéns!
Só um detalhe sobre o consumo nos Pirineus:
Em grandes altitudes o consumo é menor por ter menos oxigênio no ar, apesar dá baixa qualidade da gasolina, minha moto fez 26km/l na Bolívia, nos 3600 mts.
Forte abraço
Sim, Porque a resistencia do ar é pequena, mas ela foi econômica tb no litoral.
Marcos, assim como seu post, notei que você sugere o uso de gasolina aditivada (de procedência conhecida) e eu até entendo que na prática seria melhor para o sistema mecânico dos motores por questões dos componentes usados.
O que me deixou pensativo foi o fato de muitas pessoas e entenda-se mecânicos e até em concessionária sugerirem o uso de gasolina comum.
Isto seria um mito que se perpetuou devido a má qualidade de nossos combustíveis ou há alguma razão de ser mesmo?
Um grande abraço e estou me tornando um leitor frequente do site,
Geraldo,
Sim, é mito, como falei, no manual da BMW R 1250 GS eles aconselham usar gasolina aditivada, eu prefiro a premium não por ter 2% a menos de alcool além de menor índice de enxofre, quanto a maior octanagem não faz diferença porque a GS não tem problema de pré ignição com a gasolina aditivada e ou comum.
Marcos, bom dia.
Deixa continuar um pouco mais neste assunto de qualidade de combustível.
Nos dias atuais, abasteço com maior frequência em postos da bandeira Ipiranga e com gasolina comum. Com pouca frequência abasteço em postos de outras bandeiras por ocasião de viagem e nunca tive a iniciativa de registrar minhas impressões, mas creio que você sim. Claro que vez ou outra noto diferenças de consumo ou mesmo no funcionamento do moto, mas sem embasamento mensurado.
Na sua opinião técnica, considerando a idoneidade do posto e da bandeira, qual tipo de gasolina vc indicaria e qual a bandeira, no Brasil, que pode-se dizer tem o melhor combustível aditivado?
Creio que muitos tem esta curiosidade ao ler um post como este, ainda mais quando, como eu, acabo de sair de uma R1200GSA com 34000 km originais para uma R1250\gsa exc que não fez 1000km ainda.
Cordial abraço.