A maioria dos acidentes em curvas é causada por pânico.
O pânico é uma sensação de medo tão forte, que predomina sobre uma reação lógica. O cérebro reage com uma reação ilógica de sobrevivência.
O que causa o pânico em curvas? Perda de equilíbrio, e percepção de velocidade muito alta.
O cérebro entra em pânico e diz para seus olhos olharem para o local de impacto, e para seu corpo se preparar para o impacto, ou seja, você fica completamente tenso. Tudo ao contrário do que devemos fazer que fosse olhar longe, aonde se quer ir, e permanecer relaxado. Neste momento, você freia com o freio dianteiro, a moto fica de pé imediatamente e vai direto para o local de impacto, que geralmente é um veículo vindo na mão contrária. Na realidade na maioria das vezes em que o piloto se encontra em velocidade excessiva, dá para inclinar mais a motocicleta, olhar para onde se quer ir, relaxar e fazer a curva.
Se você só se concentrar em olhar longe em direção aonde quer ir, posicionar o corpo e colocar a motocicleta na direção certa, a curva sai perfeita. Mas aí é que mora o perigo! E se houver óleo, buraco, areia, etc. O tombo vai ser quase certo. Portanto, tem que ter o olhar longe na direção aonde se quer ir e dar também uma olhada na situação do piso
Moral da história: um olho no peixe outro no gato !