Pilotando com Segurança (1)
Na rua como nas estradas, para uma pilotagem segura o motociclista tem que ser um pouco mais rápido que o fluxo. Dessa maneira não se disputa o espaço com outro veículo, ficar lado a lado ou mesmo entre veículos pode ser perigoso.
Há uma quantidade enorme de motociclistas que dirigem na mesma velocidade do fluxo, e até abaixo da velocidade do fluxo, tanto nas ruas como nas estradas, e pior, dirigem nas estradas na mão esquerda.
Isto é um princípio básico que todos deveriam aprender já na moto escola.
Outra atitude importante é não ficar no ponto cego tanto dos motoristas como dos motociclistas. Não te vendo podem fazer uma manobra e atingi-lo. Para saber se está fora do campo cego de um motorista ou motociclista, é só ver se você enxerga o rosto dele no retrovisor dele. Se assim for, significa que você está sendo visto. No caso dos motoristas o único problema é que no Brasil a maioria dos veículos tem insufilm nos vidros, dificultando o uso dessa técnica.
Viajando de motocicleta em grupo, é muito desagradável quando algum companheiro fica no seu ponto cego. Isso tira a sua atenção porque você vai ficar o tempo todo procurando-o pelo retrovisor.