Pneu Radial vs. Pneu Bias
Tudo o que você precisa saber sobre um pneu está escrito no próprio, e tudo o que você precisa saber sobre qual pneu usar na sua motocicleta está escrito no manual do proprietário, simples assim.
O pneu de construção Radial (também chamado de Steel Radial porque tem uma cinta de aço) é o mais adequado, é usado em todas as motocicletas de alta performance, não só no asfalto mas também no fora de estrada. Em todas as competições, os pneus usados são Radiais, competições em pista de velocidade e fora dela, na moto GP, no motocross, no enduro. As motocicletas de alta performance vendidas ao público saem de fábrica com pneus Radiais. Existem pneus com o formato “Bias” ou “Diagonal”, são pneus mais recomendados para trabalho (muito usado na agricultura) e para motocicletas de baixa cilindrada em função principalmente do baixo custo. Sua utilização em motocicletas de alta performance não é recomendável, a não ser por exemplo, numa viagem no fora de estrada e com muita carga (piloto, garupa e bagagens onde a velocidade vai ser baixa), como o custo deste pneu é mais barato, neste caso não seria necessário utilizar o radial. Ao optar por um pneu Bias numa motocicleta de alta performance é bom estar ciente das suas limitações. Hoje em dia as motocicletas que podem usar pneus para diversos tipos de terreno são as Big Trail. São motocicletas muito velozes e saem de fábrica com pneus Radiais para uso preferencialmente no asfalto, ao se optar por um pneu para uso no fora de estrada deve-se estar bem informado sobre suas características (construção, velocidade máxima e peso suportável, etc.).
O pneu Radial deforma menos, portanto aquece menos, aguenta altas velocidades e freia melhor. No uso em pista de velocidade, se usa uma pressão bem mais baixa para aquecê-lo e aumentar o grip (pneu frio não tem grip). Aquecer é bom, super aquecer é ruim, por isso como o pneu Bias se deforma com maior facilidade ele tende a super aquecer.
O Bias quando está com sobre carga, como numa freada por exemplo, ele se deforma de modo que a área central da banda de rodagem não encosta no solo, ficando apenas os cantos em contato com o solo, consequentemente a freada e a estabilidade são afetadas. As figuras abaixo mostram o comparativo entre um pneu Radial e um pneu Bias durante sobre carga.
Muito bem explicado, estou indo fazer uma viagem onde vamos trafegar em estradas de ripel, terra e asfalto. Ja sei o que escolher.
Os BIAS ou diagonais não são comuns para alta cilindrada por aqui mas já vi anunciado um pneu para GS mais voltado para off road, que deve ser BIAS – mas não fica claro para quem compra as particularidades de uso, ai esta matéria é muito útil.
Marcos, veio bem a Calhar sua materia , vou junto com o Annibal na viagem pela Bolivia, e como vamos pegar mta terra, ja colocamos Oscar pneus adequados. Valeu
Oi Cassio! Eu aprovei seu comentário apesar de não saber o que significa Oscar!