Pneus-temperatura e pressão
O repórter da motogp Dylan Gray fez uma explanação muito interessante sobre a temperatura ideal dos pneus usados na motogp.
Já escrevemos em matérias anteriores que para os pneus aderirem bem, precisam estar aquecidos. Os pneus de corrida são aquecidos nos boxes a uma temperatura de noventa graus centígrados, com aqueles cobertores elétricos que vemos na televisão, por exemplo. Durante a corrida o pneu dianteiro pode chegar a cem graus centígrados e o traseiro pode ultrapassar os cento e vinte graus centígrados. Ou seja, entre noventa e cem graus centígrados temos a temperatura ideai para que os pneus tenham a maior aderência possível durante a corrida. Ultrapassar estas temperaturas vão fazer com que os pneus se deteriorem rapidamente e as vezes podem desintegrar. Temperaturas muito abaixo do mencionado, faz com que a moto perca a aderência. Agora, como se chega na temperatura ideai, já que existem variáveis como temperatura do asfalto, peso do conjunto piloto e moto e acerto das suspensões?
É através da pressão dos pneus que se chega na temperatura desejada. A pressão padrão usada nos pneus de competição é 29psi na roda dianteira e entre 25psi e 28psi na roda traseira. Quanto mais baixa for a pressão, mais o pneu vai aquecer porque ele torce mais, além de aumentar a área de contato lateral, e quanto mais alta for a pressão, menos o pneu vai aquecer e menor vai ser a área de contato latera. Comparando com a pressão utilizada nas motos de rua dá para perceber a grande diferença. Porém é importante saber que a temperatura dos pneus e consequentemente a calibragem é fundamental para uma melhor dirigibilidade e segurança (leia outras matérias a respeito, aqui no Riding Skills).
Em se tratando dos pneus radiais sem câmara das motos de grande cilindrada a pressão recomendada em geral é 36psi na frente e 38 a 42psi na traseira, dependendo da carga, garupa, bagagem, etc.
Para andar só e sem bagagem recomendo 36psi na frente e 38psi atrás.
Tenho visto pessoas usando a pressão bem acima disso para tentar evitar de amassar as rodas nos buracos das nossas ruas e estradas, inclusive desobedecendo o que está recomendado no próprio pneu. Isto não deve ser feito de maneira alguma. Este procedimento protege pouco as rodas e em compensação diminui a área de contato dos pneus com o solo e mantem a temperatura dos pneus muito baixa, prejudicando a aderência.
Estou na minha 4* Triumph Tiger nos últimos 22 anos. A calibragem recomendada sempre foi 38 na frente e 42 atras, procuro seguir a recomendação. Se pego estrada com areia ou terra ou chuva, 36 / 40 ou 38 atras
Na Explorer, que tem a pressão dos pneus no painel, já vi na Dutra no verão marcar 41 no dianteiro e 47 no traseiro.
A recomendação de 36/38 na frente e 38 / 40 na traseira, com bagagem que uso, é boa.
Numa viagem longa, Sul do Brasil, Atacama, 4 lbs para 1 pessoa que não acelera fundo, não faz diferença.
Mas não uso abaixo de 35 na frente e 38 atras
Boa reportagem, sempre bem lembrado.
Está errado. Esta calibragem é para piloto, garupa e malas. Que calibragem recomendaram para piloto, garupa e malas?
Boa tarde!
Comecei a andar em autódromos a pouco tempo e minha dúvida é sempre a mesma com relação a temperatura ambiente/pista e a calibragem ideal para os pneus.
Poderia, por gentileza, me dar algumas dicas pra que eu não fique sempre dependendo de instrutores? Até porque muitos divergem em suas opiniões.
Não sei que moto está usando nem que tipo de pneu, se for uma esportiva 600c.c., ou maior e estiver com pneus racing, você pode começar com 30psi na traseira e 32psi na dianteira.
Espere os pneus aquecerem para acelerar forte.
Obrigado pela dica!
Estou usando um RS e a minha moto é uma CBR 600RR.
Com a pista relativamente fria no último track andei com 26 e 28 e em dias mais quentes cheguei a andar com 22 e 24, o que me diz sobre isso essas calibragens?
Abraço
Estou achando muito baixo, se você é rápido o pneu pode super aquecer, acho que no máximo 28 e 30 na dianteira.
Eu tenho sido mais rápido a cada bateria, no último track em Capuava fiquei em segundo na bateria B, tenho tido uma evolução constante.
Obrigado pela atenção e dicas!
Depois me passa seus tempos.
Vai no busca do meu site/app digite pneus e leia a matéria “temperatura e pressão”, acho que vai te ajudar.
Boa tarde, tenho uma F800GS Adventure e gostaria de saber +- quantos graus chega a atingir um pneu levando em consideração estar rodando no calor do deserto?
Jonas, nunca andei no deserto, mas acredito que a temperatura não deve ser muito superior a da areia. Nunca ouvi falar de um pneu ter sido destruído no deserto por causa da temperatura.
Boa noite amigo, minha dúvida não é se o pneu resiste ou não.
Eu verei meus raios com PU55 para usar pneu sem câmera, e o PU resiste até 90C°.
Tô tentando descobrir até que temperatura o pneu atinge para ter uma idéia da resistência.
Entendeu a gambiarra kkkkk.
Jonas,pode ficar tranquilo que 90 graus não vai atingir.