Posição do corpo nas curvas
A correta posição do corpo na hora de contornar uma curva, é muito importante, como já foi comentada na matéria “Contra esterço e trabalho de corpo”.
A posição do corpo muda de acordo com a velocidade e de acordo com o estilo de cada motociclista.
Nesta matéria vamos abordar a pilotagem em estradas, onde como não se guia no limite, como em pistas de velocidade, a pilotagem é menos radical. Quanto menor for a velocidade menor é o trabalho de corpo.
Nesta situação a posição correta é inclinar pouco o corpo para o lado da curva, e se quiser pode-se abrir um pouco a perna, que vai ajudar.
Alguns motociclistas que estão habituados com o fora de estrada, fazem o oposto, inclinam só a motocicleta e mantém o corpo ereto. Esta posição é errada, e quanto maior for o ângulo da curva mais difícil vai ser contorná-la.
Gostei da matéria
Muito boa a matéria! Eu tinha algumas dúvidas e agora já pude praticar também!
Abs
Fazendo a lição de casa….
Olá, Marcos!! Parabéns pelas matérias. Este artigo, em especial, me deixou uma duvida:
Ando frequentemente com um amigo, pilotamos BMW F800GS. Notando que ele inclina a moto mais que o corpo, perguntei o por quê, segue a resposta: “Faço desse jeit por 2 motivos: O 1° é devido a me sentir mais confortável contornando curvas desse jeito e a pilotagem deve ser confortável. O 2° é que inclinando a moto, fica mais fácil e rápido fazer correções na trajetória dentro da curva, bastando aplicar força no guidom e nas pedaleiras, o que mais rápido que mover o tronco inteiro”. Poderia explicar as razões de ser classificada como errada?
Milton