Ao adquirir uma motocicleta, a primeira coisa a fazer é adequá-la ao seu estilo de pilotagem, e ao seu físico.
Ao adquirir uma bicicleta, o vendedor já a regula para o tipo físico do cliente. Na motocicleta se deve fazer o mesmo.
É muito raro as pessoas fazerem isto, normalmente usam a moto do jeito que ela sai da revenda.
Não vamos falar aqui sobre regulagem de suspensões, pois será um capítulo à parte.
A maioria das motocicletas fornece uma série de regulagens para que o motociclista se sinta o mais confortável possível, melhorando assim a sua pilotagem.
Os tipos de regulagem variam de motocicleta para motocicleta, leia a seguir quais são os principais:
A- Regulagem do manete do freio: pode-se regular a distancia entre o manete e a manopla, de modo a adequar ao tamanho das mãos e ao gosto do motociclista( mais alto ou mais baixo ) mais alto, uma leve pressão com os dedos já ativa o freio. Pode-se também, na maioria das motocicletas, regular o ângulo do manete, de modo a ficar numa posição bem confortável, sem ter que forçar o punho. É comum ver uma regulagem extrema em algumas motos de motoboys, com o manete em ângulo de 90 graus , parecendo um chifre. Provavelmente eles regulam desta maneira para que em caso de, por exemplo, colidir com o espelho de um veículo, a moto não freie, pois neste caso o tombo é inevitável. Nunca faça isto, é muito difícil de freiar a motocicleta com o manete nesta posição, o melhor a fazer é colocar um protetor de manete, que aliás recomendo, pois evita que o manete colida com algo e freie a motocicleta.
Dica: nunca deixe o Pedal do freio muito justo ( com pouca folga ), com o aquecimento do disco e das pastilhas ra roda traseira pode bloquear.
B- Regulagem do manete de embreagem: é feita da mesma maneira que o manete de freio.
C- Regulagem do pedal do freio: pode-se regular a folga (com menos folga, uma leve pressão no pedal já ativa o freio, e vice – versa ).
D- Regulagem da posição do guidão: esta regulagem é muito comum nas motos que não tem semi- guidão, como as de Enduro, Trail e Naked. Na BMW R 1200 GS LC e na Triumph 800XC, por exemplo, existe até uma graduação para facilitar a regulagem.
E- Regulagem dos espelhos retrovisores: regule de maneira que se possa ter o maior ângulo de visão lateral, sem perder a visão traseira. Caso não consiga uma visão lateral muito boa, regule a haste.
F- Regulagem do pedal do cambio, pode-se regular a altura, e em algumas motos a distancia da ponta do pedal.
G- Regulagem da altura e inclinação do para-brisa: Algumas motocicletetas tem para-brisas regulável ( algumas com regulagem elétrica), regule em função da utilização, numa posição que te proteja do vento tentando evitar vibrações no capacete.
H- Regulagem da altura do banco do motociclista: várias motocicletas já tem regulagem de altura de banco, regule de acordo com o uso. Por exemplo, no uso do dia a dia, para pilotar esportivamente use na posição mais baixa, o centro de gravidade fica mais baixo e o piloto senta mais dentro da moto. Numa viagem longa, pode-se alternar a altura para variar a o ângulo das pernas, tornando a viagem mais confortável.