Velocidade de Cruzeiro 5


Velocidade de Cruzeiro

Ainda garoto aprendi o que é velocidade de cruzeiro. Meu pai que era aviador, na primeira vez que foi me dar algumas instruções de pilotagem enquanto viajávamos no nosso Bonanza, falou. Esta rotação do motor é a velocidade de cruzeiro, o motor não vibra e é econômico, coloque a mão no manche e sinta. Realmente não vibrava nada, mas à medida que meu pai aumentava as rotações dava para sentir a vibração do motor no manche. Lógico que a velocidade de cruzeiro depende de outros fatores como o climático por exemplo, vento, chuva, etc. e no caso do avião ainda tem outras influências como sustentação e arrasto. Mas a partir desta aula simples que meu pai deu, nunca mais esqueci, e até hoje quando piloto uma moto em estradas, a primeira coisa que procuro identificar é sua velocidade de cruzeiro. E porque isso? Porque dentro de condições climáticas favoráveis, é a velocidade ideal para se viajar. Acontece que aqui no chão, especialmente em chão brasileiro, temos um problema, a maioria das motos modernas de grande cilindrada tem uma velocidade de cruzeiro muito acima do limite de velocidade das nossas estradas. Só para fazer um comparativo, identifiquei que a velocidade de cruzeiro da BMW R 1200GS LC, e da Ducati multistrada, é de aproximadamente 150km/h, no caso da GS, 5250 rpm aproximadamente. Ou seja para fazer uma viagem confortável com essas motocicletas, sem vibração desagradável, você estará no mínimo trinta quilômetros por hora acima do limite de velocidade das nossas melhores estradas. Lógico que abaixo da velocidade de cruzeiro a viagem é confortável, menos pressão do vento, mais economia de combustível, mesmo que em algumas rotações a vibração seja um pouco maior. O problema é acima da velocidade de cruzeiro, a vibração aumenta, o consumo aumenta, a pressão do vento aumenta, o que torna a viagem desagradável e cansativa. As naked por exemplo, são muito desconfortáveis na rotação de cruzeiro, o vento atrapalha muito. Tenho escutado vários motociclistas se gabando dizendo que viajaram na américa do sul, cruzando aquelas estradas sem fim na Argentina a velocidades superiores a 170 Km/h. Lógico que alguns ficaram sem gasolina. É no mínimo falta de feeling e experiência tomar esta atitude, você gasta muito combustível, e se cansa devido à pressão do vento e a maior vibração do motor. Por isso a importância de em viagens longas em grupo as motocicletas serem parecidas em consumo e em velocidade de cruzeiro. Fiz uma viagem ao Atacama com um amigo, eu estava de BMW R 1200GS 2004 e ele com uma BMW R 1200 RT. Tivemos que combinar duas coisas. A primeira era que eu decidiria a hora de abastecer pelo fato que a RT tinha muito mais autonomia, quatro litros a mais no tanque. A segunda que em retas longas meu amigo teria que diminuir a velocidade, já que a velocidade de cruzeiro da RT era superior à da GS. Nessas retas longas ficava desagradável andar na velocidade de cruzeiro da RT por muito tempo.
Andar acima da velocidade de cruzeiro, é aconselhável só em tiro curto, como passeios nos finais de semana.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Velocidade de Cruzeiro