Yamaha Tracer 900 GT


Yamaha Tracer 900 GT

A Yamaha Tracer 900 GT é uma Sport Touring, combina esportividade com conforto. Cedida pela revenda Feltrin do multicampeão Brasileiro de moto velocidade Santo Feltrin. A Feltrin motos tem 30anos de mercado, concessionária Yamaha, 6 lojas em São Paulo, oficina mecânica de qualidade, profissionais extremamente qualificados com foco na satisfação do consumidor.
A motocicleta é bem completa de acessórios, cavalete central, suporte de malas laterais, protetor e aquecimento de manoplas, para-brisa regulável em duas posições, e banco com regulagem de altura. Na eletrônica temos controle de tração de dois níveis, modo de condução em três níveis, shift assistant nas mudanças de marcha para cima, freios ABS e Cruise control.
As suspensões dianteiras (UpSide Down) são reguláveis na pré-carga da mola, na compressão e no retorno, sendo que a compressão é regulável na bengala esquerda e o retorno na bengala direita. A suspensão traseira é regulável na pré-carga da mola e no retorno.
O painel TFT apesar de pequeno é completo e exibe todas as informações.
A posição de dirigir é confortável, de acordo com o propósito, o piloto senta à frente e “sobre a moto” não “dentro da moto”.
Ao ligar o motor de três cilindros, o barulho é suave, quase ausente de vibração. Logo nos primeiros quilômetros já dá para perceber que empurra forte, são 115HP para 215kg de peso.
Estrada
Concebida para viagem e esporte, o comportamento foi o esperado, confortável, o banco é pouco macio, mas muito bom, tem o shape correto, passa as informações do asfalto numa pilotagem esportiva sem ser desconfortável numa viagem longa, não fiquei dolorido depois de rodar 400Km. A proteção de vento é boa, protege o peito, mas joga um pouco de vento no capacete e nos braços (tenho 1,90m, repare no filme o efeito do vento nos Bíceps), mesmo estando na regulagem mais alta. O motor de 3 cilindros vibra um pouco em alta velocidade, mas a uma velocidade bem acima do limite das nossas estradas, o problema é que é uma vibração de alta frequência, formiga um pouco as mãos e braços.

Nas estradas sinuosas é bem divertida, fácil de pilotar, ágil, tem boa potência e torque, com as suspensões bem reguladas absorve bem as ondulações do asfalto sem dar susto, dá para contornar rápido as curvas com segurança. A potência aliada ao shift ajuda muito nas ultrapassagens. O que notei é que ao abrir a perna em curvas de alta o vento desviado pela carenagem lateral empurra a perna para trás com uma certa força. A Tracer ultrapassa os 200Km/h com certa facilidade. O freio dianteiro é sensível e potente, o traseiro é menos sensível precisa de em certo esforço. O consumo é bom, em torno de 17km/l em ritmo de teste, e com tanque de combustível tem 18 l, a autonomia ultrapassa os 300 Km.
Cidade
As medidas reduzidas, o guidão que é estreito o suficiente, e os espelhos altos ajudam no trânsito, absorve bem os buracos e não transmite calor para o piloto, a Tracer esterça um pouco menos que algumas concorrentes, mas não chega a atrapalhar, é só se acostumar. O cavalete lateral é difícil de acionar, fica situado muito atrás, é preciso olhar para baixo para encontrá-lo.
Conclusão
Uma motocicleta que atende bem quem quer ter uma única motocicleta, tanto para usar no dia a dia, viajar, inclusive com garupa e ainda curtir uma pilotagem esportiva, diria que é a porta de entrada para quem está começando em motocicleta de alta cilindrada nesta categoria, a um custo bem acessível, $ 57.890,00.

Sugestão de regulagem das suspensões
Dianteira
-Pré-carga da mola: 14mm, para um peso aproximado de 90kg
-Retorno: 5 clics
-Compressão: 5 clics

Traseira
-Pré-carga da mola: 12 clics
-Retorno: 5 clics

Ficha Técnica

• Motor: Tipo: DOHC, 12 válvulas, Arrefecimento a líquido, 4 Tempos
• Cilindrada: 847
• Quantidade de cilindros: 3
• Potência máxima: 115 cv (10.000 rpm)
• Torque máximo: 8,92 kgf.m/8.500 rpm
• Alimentação: Injeção Eletrônica
• Sistema de partida: Elétrica
• Peso em ordem de marcha: 215 kg
• Câmbio: 6 velocidades
• Suspensão: Dianteira: Garfo telescópico Invertido (Up Side Down)
• Suspensão: Dianteira: Curso 137mm

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