Tela TFT 1


Algumas motocicletas BMW já estão à venda com

o novo painel denominado TFT (thin film transistor), uma tela de altíssima resolução e que é legível em qualquer situação, mesmo com o sol batendo em cima, não tem reflexo como no GPS Garmin Navigator VI por exemplo, que dependendo da posição em relação ao sol fica difícil de enxergar.
Testamos a tela equipada na GS 1200 Adventure.
À primeira vista este painel destoa das linhas sóbrias da motocicleta, muitas cores e nada em formato analógico, porém cada cor tem um significado facilitando a visão, ou seja não é só o que está escrito e visualizado nas figuras que tem um significado, as cores também tem.
Todas as funções são visualizadas utilizando-se a roda e os botões do punho esquerdo e direito, não é preciso tirar a mão do guidão.

Para usufruir de informações extras como trajeto, telefone e mídia é preciso baixar o aplicativo BMW Motorrad no seu celular e conectá-lo com o painel. No aplicativo você pode entre outras coisas, baixar mapas e utilizar o painel como navegador. Esta opção não dispensa o GPS Navigator por várias razões, na tela não vai aparecer o mapa mas sim setas direcionais indicando o caminho e a precisão não é a mesma do GPS, entre outras funções que só o GPS fornece.

Grande parte dos compradores das novas GS, já são proprietários de motocicletas BMW e já possuem o GPS Navigator e consequentemente já tem conectado o celular e o intercon.
Para conectar o celular e o intercon no painel TFT pela primeira vez, eu recomendo desligar o bluetooth do GPS antes de fazer o pareamento com o painel para evitar algum conflito.
Neste teste, a conecção com o capacete schuberth 4 e o celular Iphone X foi simples e funcionou muito bem, fiz e recebi ligações, escutei música sem nenhum problema, coisa que nem sempre acontece quando conectado no Navigator, muitas vezes não se consegue atender as ligações.

O que está na cor verde está ativo, na cor branca está inativo (pressão dos pneus não aparece com a moto parada).

Na tela principal temos várias informações, tacômetro, velocímetro, a marcha usada, modo de pilotagem, indicação de celular e capacete conectado, temperatura externa, hora, e várias informações sobre trip, nível de combustível, quilometragem, e limite de velocidade, que podem ser alterados dando toques para cima na tecla Menu. Tem também no canto esquerdo superior indicação se a roda no punho esquerdo está atuando no painel ou no GPS (para alterar, pressionar para cima por um curto período a tecla Menu). Uma informação interessante está no conta-giros, a parte inicial é na cor cinza e o restante na cor vermelha, enquanto o motor não atingir a temperatura ideal fica tudo vermelho a partir de aproximadamente 5000 rpm, a medida que o motor vai aquecendo a região vermelha vai diminuindo e quando atinge a temperatura ideal ela só fica vermelha a partir de 9000 rpm que é a rotação máxima. Isto é importante para que o piloto não exagere no giro enquanto o motor estiver frio, a cor laranja mostra o giro do motor

Uma dica muito importante, se nas configurações, “configuração do veículo”, não aparecer as informações Enduro Pro e Dynamic Pro, vá até uma revenda BMW para fazer atualização de software.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Repare que a faixa vermelha está bem maior, em 6000 rpm, significa que o motor ainda não atingiu a temperatura ideal, portanto este é o limite de giros.

Conclusão

Este tipo de painel parece que que veio para ficar. Todas as fábricas estão adotando e pelo que vi até agora o da BMW é o melhor.


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Um pensamento em “Tela TFT

  • Ronaldo Mello

    Excelente matéria! Vi o sistema na Caltabiano e concordo que parece que nao combina com a sobriedade BMW….mas depois se acostuma e parece muito bom.