Posicionamento na estrada
O posicionamento correto na estrada de mão dupla é se manter na mão
direita e no meio da faixa, ocupando o espaço de um carro para evitar que
alguém force a ultrapassagem (atitude muito comum no Brasil). A faixa da
esquerda é reservada para ultrapassagem. Na estrada de mão simples o
procedimento é o mesmo. Até aí sem novidades, é o procedimento padrão,
mas vamos explorar um pouco mais as formas seguras de pilotagem em
estrada. Regra fundamental, sempre que possível andar um pouco mais
rápido que o fluxo, não ficar disputando espaço e nem permanecer ao lado
dos veículos, lembre-se que você é o mais frágil.
A motocicleta tem uma segurança ativa alta, é ágil, cabe em espaços
pequenos e acelera muito, e tem uma segurança passiva baixa, em caso de
colisão o motociclista é o mais fraco, portanto evitar situações de risco é
muito importante.
Evitar ficar muito próximo do veículo da frente e com um veículo muito
próximo atrás é uma das situações de risco a ser evitada.
Não andar no ponto cego de quem está a frente é outra maneira de melhorar
a segurança, e como saber se está ou não no ponto cego de quem está na
dianteira é simples, se você enxerga o motorista no espelho retrovisor dele,
ele também está te vendo (ver matéria Pilotando com segurança).
Com a prática você acaba sabendo quando está no ponto cego mesmo sem olhar
no retrovisor da motocicleta ou veículo à frente, isso é importante porque no caso
dos automóveis a maioria usa insufilme escuro, de modo que não dá para ver o rosto
do motorista, e pior, não vendo o rosto não dá para saber se este está atento ou distraído.
Quando estiver na estrada sem nenhum veículo atrás, é bom se deslocar um
pouco para a direita da faixa e ficar no trilho dos veículos, pelo simples fato
que os trilhos são a parte mais limpa da estrada, minimizando assim a
probabilidade de furar um pneu. Os pedágios são um bom exemplo do que
há fora do trilho, muita sujeira e principalmente óleo derramado, portanto ao
parar a motocicleta num pedágio coloque primeiramente o pé esquerdo no
chão encostado na cabine. Depois coloque com cuidado o pé direito
tentando evitar o óleo. Para facilitar colocar o pé esquerdo em primeiro lugar,
coloque a marcha no neutro com a motocicleta ainda em movimento. Se o pé
direito inevitavelmente ficar sobre o óleo, quando sair do pedágio deixe a
sola raspar no asfalto por alguns metros para limpar, caso contrário o pé
pode escorregar da pedaleira.