Aerodinâmica da motocicleta


Aerodinâmica da motocicleta

 

Todo motociclista experiente com uma boa quilometragem na bagagem, sabe que na estrada quando se abusa do acelerador o consumo de combustível vai nas alturas. Isto se deve, principalmente, ao fato de as motocicletas terem um coeficiente aerodinâmico “Cx” alto, que cresce em progressão geométrica a medida que a velocidade aumenta. O Cx varia muito de modelo para modelo, Naked, esportivas, turismo carenadas, big trail com para-brisas baixo ou alto. Isso sem falar nas malas e no garupa, tudo isso influi na aerodinâmica, mas uma coisa é certa, mesmo as motos que correm no mundial de velocidade, o coeficiente aerodinâmico é alto, uma moto de GP por exemplo com um piloto que tem o físico de um jockey com capacete e macacão aerodinâmicos, o CX é por volta de 0,6. O Mercedes Benz CLA tem um Cx de 0,22, só como comparação.

Pudemos comparar a diferença de consumo em função da aerodinâmica, utilizando as BMW R1200 GS e R1200 GS Adventure. A mecânica é a mesma, inclusive a relação de marchas, mas a maior área frontal da Adventure faz a diferença. Andando a 80km/h o consumo é o mesmo, mas a medida que se vai aumentando a velocidade o consumo da Adventure aumenta mais e acima de 160Km/ h a diferença chega a ser por volta de 3 Km/l.

Entender este fenômeno é importante principalmente em viagens por lugares onde as distancias entre um posto de abastecimento e outro são grandes, como em alguns países da América do sul por exemplo. Por isso saber dosar o acelerador e fazer bom uso das informações que a motocicleta fornece é muito importante.

Algumas motocicletas marcam além do consumo médio de combustível o consumo instantâneo, muito útil quando se precisa economizar.

Vou dar um exemplo real que me aconteceu numa das viagens pela América do sul. A distância entre um posto e outro era de 326 Km. Como o tanque da motocicleta tinha 17 litros, era preciso fazer 19,2 Km/l. Aí é que o consumo instantâneo é importante, pois controlando o acelerador para manter este consumo você não só vai conseguir chegar, como vai chegar no menor tempo possível. Quem já viajou pela América do sul sabe que o as condições climáticas mudam muito, de manhã geralmente venta pouco mas a partir das 10:00 a força do vento começa a aumentar e o consumo idem, portanto o consumo médio se torna impreciso, pois o consumo dali para a frente vai aumentar muito mais que a média.

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