BMW S 1000 XR
2019
A BMW S 1000 XR 2019 só teve mudança nas cores, já que desde 2018 já tinha o motor com 165 HP. Como a 2018 testada estava com pneus de pista, testar está com pneus originais era uma curiosidade para comparar o comportamento na estrada. A revenda Caltabiano de São Paulo cedeu a motocicleta de cor preta, aliás muito bonita, discreta e com grafismo de bom gosto. Andando na cidade já deu para perceber uma melhora com os pneus originais, ela cópia menos as irregularidades de forma que ficou mais tranquila de andar no dia a dia. Na estrada não foi diferente, menos arisca na tocada principalmente numa pilotagem esportiva. Ela continua não aceitando bem as ondulações quando se está andando forte, mas com os pneus originais ela torce menos transmitindo mais segurança sem grandes sustos. No asfalto liso ela vai bem, quase como uma esportiva, mas se tem uma depressão no meio da curva por exemplo, ela balança e quer levantar e sair reto, com pneus de pista esta tendência era forte e assustava, agora dá para controlar. No resto continua igual ao modelo testado anteriormente ( ver os detalhes na matéria BMW S 1000 XR 2018), vale comentar que o Shift Assistant estava perfeito, mudando as marchas tanto para cima como nas reduções de maneira rápida e sem esforço no pedal, não sei se a BMW fez algum melhoramento neste sentido ( a fábrica da Bavária não costuma publicar todas as mudanças feitas nos seus modelos).
Para uma pilotagem mais esportiva a melhor regulagem é o amortecedor no Dynamic ou Dynamic Pro se tiver o plug-in instalado, assim como o despejo de potência, e a pré-carga da mola no modo “um capacete” para uma pessoa de até 85/90KG .
Ficha Tecnica
Motor
Tipo
Motor tetracilíndrico em linha, a quatro tempos com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro em titânio.
Diâmetro x curso
80 mm x 49,7 mm
Cilindrada
999 cc
Potência máx.
165 cv (121 kW) à 11.000 rpm
Torque máx.
114 Nm às .250 rpm
Taxa de compressão
12.0:1
Carburação/gestão do motor
Sistema eletrônico de injeção de combustível
Sistema elétrico
Alternador
486 W
Bateria
12 V/8 Ah, sem manutenção
Transmissão
Embreagem
Multidisco em banho de óleo, embraiagem deslizante, acionamento mecânico
Caixa de velocidades
Seis velocidades com veio de sincronização, com engrenagem de dentes direitos.
Transmissão secundária
Corrente com relação 17/45
Ciclística/freios
Quadro
Dupla trave em alumínio com motor autoportante
Suspensão dianteira
Garfo telescópico invertido, diâmetro de 46 mm, afinação da expansão e compressão
Suspensão traseira
Braço oscilante em alumínio, amortecedor central, afinação da expansão
Curso da suspensão dianteira/traseira
150 mm/140 mm
Distância entre eixos
1 548 mm
Avanço
117 mm
Ângulo da coluna de direção
64,5°
Rodas
Alumínio fundido
Roda dianteira
3,50 x 17”
Roda traseira
6,00 x 17“
Pneu dianteiro
120/70 ZR 17
Pneu traseiro
190/55 ZR 17
Freio dianteiro
Dois discos flutuantes, diâmetro de 320 mm, pinças fixas radiais de quatro êmbolos.
Freio traseiro
Disco simples, diâmetro de 265 mm, pinça flutuante de êmbolo simples
ABS
Race-ABS BMW Motorrad (parcial-integral), pode ser desligado
ASC
Controlo Automático de Estabilidade
Dimensões/pesos
Comprimento
2 183 mm
Largura (com espelhos)
940 mm
Altura (sem espelhos)
1 408 mm
Altura do banco, peso sem carga
840 mm (banco Sport HP, alto (acessório): 855 mm; conjunto de suspensão (EO): 790 mm)
Arco interior das pernas do condutor, peso sem carga
1,895 mm (banco Sport HP, alto (acessório): 1 925 mm; conjunto de suspensão (EO): 1,790 mm)
Peso sem carga, com meios de funcionamento, depósito cheio
228 kg
1)
Peso máx. permitido
444 kg
Carga máx. (com equipamento de série)
216 kg
Capacidade do depósito
20 l
incluindo reserva
aprox. 4 l